Da Redação | 28 de janeiro de 2026 - 16h00

Procurador-geral do MPMS é candidato único à chefia no biênio 2026-2028

Atual chefe do Ministério Público, Romão Avila Milhan Junior, é o único inscrito na disputa interna e terá o nome submetido à eleição da carreira e ao crivo do Governo do Estado.

ELEIÇÃO
Atual Procurador-Geral de Justiça é candidato único à chefia do MPMS para o biênio 2026-2028. - (Foto: Rafael Rodrigues)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) terá candidatura única na escolha do próximo Procurador-Geral de Justiça. O atual chefe da instituição, Romão Avila Milhan Junior, é o único nome inscrito para comandar o MPMS no biênio 2026-2028.

Mesmo sem disputa interna, o processo segue o rito previsto em lei para a escolha do Procurador-Geral de Justiça, com eleição interna entre membros do Ministério Público e, depois, encaminhamento do nome ao Governo do Estado, responsável pela nomeação.

Fachada da sede do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande - (Foto: Arquivo)

Romão construiu sua trajetória dentro da estrutura do MPMS, com atuação em órgãos administrativos da instituição e participação em entidades de classe, como a Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público (ASMMP-MS) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).

Na gestão atual à frente da Procuradoria-Geral, ele tem apostado em projetos e ferramentas tecnológicas e em agendas com outras instituições para ampliar a presença do Ministério Público tanto no interior quanto na Capital. As iniciativas se conectam a áreas que costumam concentrar a atuação do órgão: saúde, educação, combate à violência contra a mulher, segurança pública e fiscalização de políticas públicas.