Após denúncias, São Paulo contrata investigação independente sobre gestão Casares
FTI Consulting e Machado Meyer vão apurar suspeitas de quebra de integridade após crise que resultou no impeachment e renúncia de Júlio Casares.
FUTEBOLO São Paulo decidiu acionar empresas externas para tentar virar a página da crise que tomou conta do clube nas últimas semanas. Nesta quarta-feira, a diretoria anunciou a contratação da FTI Consulting e do escritório Machado Meyer Advogados para conduzir uma investigação independente sobre denúncias de quebra de integridade envolvendo a gestão tricolor.
Segundo o clube, o objetivo é apurar os fatos com foco em transparência, dentro de uma “nova fase de governança” e de reforço dos controles internos. As suspeitas desencadearam uma forte crise política no Morumbi, que terminou com o impeachment do então presidente Júlio Casares. Após a decisão, ele optou por renunciar ao cargo.
Pelo modelo definido, a FTI Consulting ficará responsável pela investigação em si, enquanto o escritório Machado Meyer vai atuar na coordenação e supervisão dos trabalhos, por meio de um Comitê Independente. As duas empresas são especializadas em investigações corporativas e compliance.
O diretor de compliance do São Paulo, Roberto Armelin, afirmou que a ideia é realizar todas as apurações “com o mais alto padrão de qualidade e independência”, de forma a esclarecer os pontos relacionados às denúncias de quebra de integridade.
À frente do clube desde o afastamento e a renúncia de Casares, Harry Massis tenta associar sua gestão a uma postura mais aberta à fiscalização. Ele já promoveu mudanças em cargos estratégicos, declarou que o São Paulo vai colaborar com as investigações policiais que envolvem a instituição e sinalizou a intenção de submeter a auditoria contratos firmados na gestão anterior.
A atual direção também tem repetido que o clube estará “aberto às investigações” e que pretende colaborar para a apuração de todos os fatos ligados ao episódio que detonou a crise recente no Morumbi.