Carlos Guilherme | 28 de janeiro de 2026 - 09h30

Multas por atrasos do transporte coletivo de Campo Grande serão analisadas hoje

Processos envolvendo infrações de trânsito entram na pauta de julgamento desta quarta-feira

CAPITAL
Ônibus do Consórcio Guaicurus em terminal de Campo Grande; junta analisa recursos de multas por atrasos e falhas no serviço - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)

A junta que analisa recursos de multas do transporte coletivo em Campo Grande se reúne, nesta quarta-feira (28), para julgar uma série de processos envolvendo o Consórcio Guaicurus, responsável pelos ônibus urbanos da Capital.

A sessão ordinária começa às 13h45, na Central de Atendimento ao Cidadão, na Rua Cândido Mariano. A pauta publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) desta quarta-feira (28) lista vários autos de infração lavrados entre 2019 e 2022. A maior parte trata de atrasos acima da tolerância prevista nas ordens de serviço das linhas, quando o ônibus não cumpre o horário combinado com a Prefeitura.

Há ainda processos por omissão de viagem (quando o coletivo simplesmente não faz o trajeto previsto), por circular com falta ou defeito em equipamentos obrigatórios e por rodar com cores diferentes das aprovadas para a frota.

Junto com a pauta, o Diário Oficial trouxe decisões recentes da mesma junta, nas quais os conselheiros mantêm multas aplicadas ao consórcio por esse tipo de falha. Nos acórdãos, o colegiado rejeita as alegações da empresa e registra que ela não apresentou provas capazes de derrubar o que foi constatado pelos fiscais de transporte e trânsito.

Na prática, esses julgamentos definem se as penalidades aplicadas ao Consórcio Guaicurus continuam valendo ou se serão canceladas dentro do próprio processo administrativo.