Lula se reúne com presidente eleito do Chile e discute integração regional no Panamá
Encontro ocorreu durante fórum internacional e tratou de cooperação em infraestrutura, energia e combate ao crime
DIPLOMACIAO presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu por cerca de uma hora e meia, na noite desta terça-feira (27), com o presidente eleito do Chile, José Antonio Kast, na Cidade do Panamá. O encontro ocorreu à margem do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, que reúne lideranças políticas e econômicas da região.
Segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), Lula e Kast reafirmaram a importância de manter e aprofundar as relações bilaterais entre Brasil e Chile. A conversa teve como foco a ampliação da cooperação em áreas consideradas estratégicas, como infraestrutura, energia renovável, comércio e turismo.
Durante a reunião, Lula destacou o programa Rotas de Integração Sul-americana, que prevê a estruturação de dois corredores bioceânicos utilizando portos chilenos. De acordo com a Secom, o objetivo é facilitar a integração logística entre Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Chile, fortalecendo a conectividade regional e ampliando o escoamento da produção sul-americana.
Os dois líderes também trataram da necessidade de promover maior estabilidade regional. Entre os temas abordados estiveram o reforço da segurança pública e a intensificação de ações conjuntas de combate ao crime organizado, apontado como um desafio comum aos países da América Latina.
Como encaminhamento do encontro, Lula e Kast orientaram seus respectivos ministros das Relações Exteriores a se reunirem nos próximos meses. A proposta é identificar novas áreas de cooperação e aprofundar a agenda bilateral entre os dois países.
Na reunião, o presidente eleito do Chile esteve acompanhado de futuros ministros de seu gabinete. Lula, por sua vez, contou com a presença do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e do ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.
O encontro reforça o papel do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe como espaço de articulação política e diplomática, além de sinalizar a intenção do governo brasileiro de manter diálogo com novas lideranças eleitas na região.