Da Redação | 27 de janeiro de 2026 - 08h15

MS tem o menor preço médio do etanol do País, aponta ANP

Mesmo com alta nacional, Estado mantém valor abaixo da média e segue como exceção na competitividade do biocombustível

ECONOMIA
Mato Grosso do Sul registra o menor preço médio do etanol entre os Estados brasileiros - (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Mato Grosso do Sul registrou, na semana encerrada em 24 de janeiro, o menor preço médio do etanol hidratado entre todos os Estados brasileiros. De acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilados pelo AE-Taxas, o litro do combustível no Estado ficou em média em R$ 4,20.

O valor coloca Mato Grosso do Sul abaixo da média nacional, que apresentou alta de 0,88% em relação à semana anterior, chegando a R$ 4,61 o litro nos postos pesquisados em todo o País. Mesmo com o cenário de elevação generalizada, o Estado manteve preços mais baixos em comparação com outras regiões.

No levantamento, os preços do etanol subiram em 17 Estados, caíram em três e no Distrito Federal, e permaneceram estáveis em cinco unidades da federação. No Amapá, não houve coleta de dados no período analisado.

Etanol mais competitivo 

Além de registrar o menor preço médio do País, Mato Grosso do Sul foi o único Estado em que o etanol permaneceu mais competitivo em relação à gasolina na semana passada.

Segundo a ANP, a paridade média nacional do etanol frente à gasolina ficou em 72,83%, índice considerado desfavorável ao biocombustível na maior parte do Brasil. Já no Estado, a paridade foi de 69,08%, patamar que mantém o etanol economicamente vantajoso para o consumidor.