Enamed avalia 351 cursos de medicina e 163 atingem nível de excelência
Primeira edição do exame do MEC mostra panorama da formação médica e define nota mínima de 60 pontos para recém-formados
EDUCAÇÃOA primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) avaliou 351 cursos de medicina em todo o País e apontou que 163 deles alcançaram excelência acadêmica. Esses cursos receberam conceitos 4 ou 5 no Conceito Enade, faixa considerada de alto desempenho pelo Ministério da Educação (MEC).
Entre os melhores avaliados, 114 graduações ficaram com conceito 4, enquanto 49 cursos atingiram a nota máxima, conceito 5. Já os cursos que receberam conceitos 1 ou 2 são classificados pelo MEC como não proficientes. Os dados foram divulgados em 19 de janeiro.
Criado pelo MEC, o Enamed tem o objetivo de verificar se os estudantes concluintes dos cursos de medicina desenvolveram as competências e habilidades previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Depois da estreia, a prova passa a ser aplicada todos os anos.
O foco do exame é medir a qualidade da formação oferecida. O Inep, responsável pela aplicação, definiu nota de corte de 60 pontos para indicar o que considera um “profissional minimamente competente” ao fim da graduação em medicina.