Iury de Oliveira | 26 de janeiro de 2026 - 08h10

Homem morre afogado após barco virar durante teste de motor em rio de MS

Vítima de 40 anos testava motor novo em rancho às margens de rio em Aparecida do Taboado quando embarcação virou

INTERIOR MS
Bombeiros durante trabalhos de resgate em rio - (Foto: Divulgação)

Um passeio rápido para testar o motor novo do barco terminou em tragédia na tarde deste domingo (25) em Aparecida do Taboado, a 457 quilômetros de Campo Grande. Éder Humberto Ferraz de Oliveira, de 40 anos, morreu afogado depois que a embarcação em que estava virou no rio, nas proximidades de um rancho no Loteamento Bom Jesus.

De acordo com o registro policial, Éder passava o dia no rancho quando decidiu sair sozinho para experimentar o motor recém-instalado no barco. Durante o teste, em um trecho do rio que margeia a propriedade, a embarcação acabou virando. Ele não usava colete salva-vidas no momento do acidente.

Sem o equipamento de segurança, Éder afundou logo após o barco virar e não conseguiu retornar à superfície. Testemunhas relataram à polícia que ele ficou submerso por mais de 20 minutos, até ser localizado e retirado da água.

O socorro foi prestado por um bombeiro que estava de folga e pescava nas proximidades. Identificado apenas como Maicon, ele é lotado em Santa Fé do Sul, no interior de São Paulo, cidade vizinha a Aparecida do Taboado. Ao perceber o acidente, ele interrompeu a pescaria e foi até o local para tentar salvar a vítima.

Maicon conseguiu retirar Éder da água e iniciou imediatamente os procedimentos de primeiros socorros às margens do rio. Em seguida, acompanhou o transporte da vítima até o hospital da cidade, mantendo as manobras de reanimação cardiopulmonar durante todo o trajeto.

Já no pronto-socorro, a equipe médica deu continuidade às tentativas de reanimar o paciente, utilizando os protocolos de emergência para casos de afogamento. Apesar dos esforços do bombeiro e dos profissionais de saúde, Éder não resistiu e teve a morte confirmada na unidade hospitalar.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Aparecida do Taboado como morte por afogamento. O boletim de ocorrência deve subsidiar os procedimentos legais de praxe, como comunicação ao Ministério Público e ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol), além de eventuais oitivas de testemunhas.

A polícia não informou se havia outras pessoas no barco no momento em que a embarcação virou, nem detalhes sobre as condições do rio no ponto exato do acidente. Também não há, até o momento, indicação de crime, e o episódio é tratado como uma fatalidade.

Aparecida do Taboado, localizada na região Leste de Mato Grosso do Sul, às margens de rios muito usados para pesca e lazer, volta a registrar um caso de afogamento em área de rancho, ambiente bastante frequentado nos fins de semana por moradores e visitantes. O caso reacende o alerta para o uso do colete salva-vidas sempre que se entra em embarcações, mesmo em deslocamentos curtos.

As circunstâncias da virada do barco e o exato ponto do rio onde o acidente aconteceu ainda serão detalhados nos autos do inquérito, com base nos depoimentos já colhidos e em eventuais novas informações prestadas por familiares e testemunhas.