Agências do INSS fecham por três dias para atualização de sistemas da Previdência
Atendimento presencial será suspenso entre quarta e sexta-feira; canais digitais também ficarão fora do ar em parte do período
SERVIÇO PÚBLICOAs agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país estarão fechadas para atendimento presencial entre quarta-feira (28) e sexta-feira (30). A suspensão ocorre por causa de melhorias programadas nos sistemas previdenciários operados pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.
De acordo com o INSS, até a terça-feira (27) os canais remotos seguem funcionando normalmente. O site e aplicativo Meu INSS, assim como a central telefônica 135, permanecem disponíveis até esse dia, oferecendo mais de 100 serviços digitais aos segurados.
A partir das 19h do dia 27, no entanto, o atendimento remoto também será interrompido. Segundo o instituto, tanto o Meu INSS quanto a central 135 ficarão indisponíveis até o dia 31 de janeiro, período necessário para a conclusão das atualizações técnicas.
O INSS informou que a paralisação temporária é necessária para a modernização dos sistemas, com foco em maior estabilidade, segurança e eficiência no atendimento aos cidadãos. A expectativa é que, após o processo, os serviços apresentem melhor desempenho e menos falhas operacionais.
Para minimizar os impactos da suspensão, o instituto realizou atendimentos extras no último fim de semana. A medida teve como objetivo antecipar agendamentos e reduzir a demanda reprimida durante os dias em que as agências permanecerão fechadas.
O órgão também afirmou que garantiu o reencaixe de atendimentos nos casos em que os beneficiários optaram por manter o atendimento presencial em um dia útil após a normalização dos serviços.