Agência Estado | 25 de janeiro de 2026 - 19h50

Atlético-MG vence o Cruzeiro de virada e encerra jejum no Mineiro 2026

Hulk marca golaço no segundo tempo, e Galo faz 2 a 1 na Arena MRV após quatro empates seguidos

CLÁSSICO MINEIRO
Hulk marcou um golaço e garantiu a vitória do Atlético-MG sobre o Cruzeiro no clássico pelo Mineiro 2026. - (Foto: Pedro Souza/Atlético)

Depois de quatro empates consecutivos, o Atlético-MG enfim voltou a vencer no Campeonato Mineiro de 2026. O triunfo veio em grande estilo, neste domingo, diante do maior rival. Na Arena MRV, o time alvinegro saiu atrás no placar, mas buscou a virada sobre o Cruzeiro por 2 a 1, com gols de Bernard e Hulk, ambos no segundo tempo.

Com o resultado, o Atlético-MG chegou aos sete pontos, mas segue fora da zona de classificação do Grupo A por não levar vantagem nos critérios de desempate em relação ao Democrata de Governador Valadares, segundo colocado da chave. O Cruzeiro, por sua vez, permanece na vice-liderança do Grupo C, com seis pontos.

O clássico começou intenso e equilibrado. Logo aos quatro minutos, o Atlético-MG quase abriu o placar quando Victor Hugo subiu livre e cabeceou rente ao travessão de Cássio. A resposta cruzeirense foi mais efetiva. Aos 25 minutos, Kaiki Bruno cruzou da esquerda, Kaio Jorge apareceu sem marcação na área e finalizou com precisão para vencer Everson.

O primeiro tempo ainda teve um lance polêmico nos acréscimos. Bernard caiu na área em disputa com a marcação, a torcida pediu pênalti, mas o VAR analisou a jogada e a arbitragem mandou o jogo seguir.

Na volta do intervalo, o Atlético-MG aumentou a pressão e passou a ocupar mais o campo ofensivo. A insistência foi recompensada aos dez minutos. Dudu recebeu pela direita e cruzou na medida para Bernard, que se infiltrou entre os zagueiros e empurrou para o fundo das redes, deixando tudo igual.

O empate deu novo ritmo ao time da casa. Empurrado pela torcida, o Galo seguiu buscando a virada e conseguiu aos 22 minutos. Alan Franco iniciou a jogada, Gustavo Scarpa tocou de primeira para Hulk, que ajeitou o corpo, tirou do marcador e acertou um chute forte de fora da área, no ângulo, sem chance para Cássio.

Depois do segundo gol, o Cruzeiro tentou reagir e buscar o empate, enquanto o Atlético-MG ainda teve oportunidades para ampliar a vantagem. Apesar das chances criadas, o placar não se alterou até o apito final.

Com o clássico encerrado, as duas equipes agora mudam o foco para a estreia no Campeonato Brasileiro de 2026, já no meio da semana. Na quarta-feira (28), o Atlético-MG recebe o Palmeiras, às 19h, na Arena MRV. No dia seguinte, quinta-feira (29), o Cruzeiro enfrenta o Botafogo, às 21h30, no Engenhão, no Rio de Janeiro.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 2 X 1 CRUZEIRO

ATLÉTICO-MG - Everson; Preciado (Igor Gomes), Ruan, Junior Alonso e Renan Lodi; Alan Franco, Maycon, Bernard (Gustavo Scarpa) e Victor Hugo (Alexsander); Hulk (Cuello) e Dudu (Reinier). Técnico: Jorge Sampaoli.

CRUZEIRO - Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonatham Jesus e Kaiki Bruno; Lucas Romero (Chico da Costa), Lucas Silva (Gerson), Christian (Japa) e Matheus Pereira; Kaio Jorge e Wanderson (Arroyo). Técnico: Tite.

GOLS - Kaio Jorge, aos 25 minutos do primeiro tempo; Bernard, aos 10, e Hulk, aos 22 do segundo.

CARTÕES AMARELOS - Alan Franco, Gustavo Scarpa e Victor Hugo (Atlético-MG) e Fabrício Bruno (Cruzeiro).

ÁRBITRO - Davi de Oliveira Lacerda (ES).

PÚBLICO - 39.332 total.

RENDA - R$ 1.970.213,04.

LOCAL - Arena MRV, em Belo Horizonte (MG).