Agência Brasil | 25 de janeiro de 2026 - 11h10

Tradicional hotel de luxo é implodido no centro de Brasília após anos de abandono

Torre Palace Hotel estava desativado desde 2013; três prédios nos arredores foram evacuados por segurança

BRASÍLIA
Implosão do Torre Palace Hotel levantou nuvem de poeira no centro de Brasília neste domingo. - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/AB

O antigo Torre Palace Hotel, um dos prédios mais conhecidos do centro de Brasília, foi implodido às 10h01 deste domingo (25). Localizado no Setor Hoteleiro Norte, o edifício ruiu em poucos segundos após a detonação de explosivos instalados nos andares inferiores. Uma grande nuvem de poeira branca se formou logo após a operação e se dissipou quase completamente cerca de cinco minutos depois.

Por questões de segurança, a população acompanhou a implosão a uma distância mínima de 300 metros. O isolamento levou em conta o risco de lançamento de detritos, a vibração do solo provocada pela onda de choque e o ruído intenso. Pouco antes da queda do prédio, três sirenes alertaram quem estava no entorno. A implosão foi concluída sob aplausos de pessoas que acompanharam a operação no local.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, em conjunto com a Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil. O plano envolveu forças de segurança, equipes de emergência e órgãos de trânsito, com bloqueio total do perímetro definido. Logo após a queda da estrutura, técnicos da Defesa Civil iniciaram a vistoria na área dos escombros.

Máquinas começaram a remover o grande volume de entulho que passou a ocupar o terreno onde ficava o hotel. A previsão do Governo do Distrito Federal é liberar, ainda nas próximas horas, hotéis localizados no entorno. Três edifícios precisaram ser evacuados preventivamente: Brasília Tower Hotel, LET’S Idea Brasília Hotel e Nobile Suítes Monumental.

Pessoas hospedadas em hotéis próximos e visitantes na Torre de TV se reuniram para acompanhar a implosão, que marcou o fim de um dos prédios mais emblemáticos da região central da capital.

O Torre Palace Hotel estava abandonado desde 2013. Em outubro de 2015, o prédio chegou a ser ocupado por cerca de 150 pessoas ligadas ao Movimento de Resistência Popular, que reivindicava políticas habitacionais no Distrito Federal. À época, a Polícia Militar informou que o local era frequentemente invadido por usuários de drogas e registrava ocorrências de crimes e tráfico.

O antigo edifício Torre Palace Hotel, localizado no centro de Brasília. (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Após a desocupação, o edifício foi isolado por determinação da Defesa Civil, que já havia condenado a estrutura. Com 14 andares e 140 apartamentos, o Torre Palace ficava em uma área considerada nobre de Brasília, próximo a pontos turísticos como a Torre de TV e o estádio Mané Garrincha.