Daniel Weterman | 24 de janeiro de 2026 - 07h20

Deputado pede investigação e bloqueio de bens de Ibaneis Rocha por caso Banco Master

Representação cita suspeita de gestão temerária e pressão política em negócios do BRB

CASO MASTER
Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, é citado em investigação sobre negociações entre o BRB e o Banco Master. - (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) acionou o Ministério Público Federal para que seja investigada a atuação do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), no escândalo envolvendo o Banco Master e o Banco de Brasília (BRB). O parlamentar também pediu o bloqueio de bens do governador, alegando possível responsabilidade direta nas operações que resultaram em prejuízos bilionários.

A iniciativa ocorre após revelações de que o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, afirmou à Polícia Federal ter conversado com Ibaneis sobre a venda da instituição ao BRB, inclusive em encontros realizados na residência do governador. Ibaneis confirmou que se reuniu com Vorcaro, mas nega que tenha tratado da negociação envolvendo o banco.

As informações intensificaram a pressão política sobre o chefe do Executivo local e motivaram a oposição a protocolar um pedido de impeachment na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Paralelamente, Fábio Felix, líder do PSOL na Casa, apresentou representação à Procuradoria-Geral da República solicitando apuração criminal e cível do caso.

O centro da investigação envolve a tentativa frustrada de venda do Banco Master ao BRB, operação barrada pelo Banco Central, que posteriormente decretou a liquidação extrajudicial da instituição financeira. Além disso, o BRB adquiriu cerca de R$ 12 bilhões em carteiras de crédito consideradas de alto risco, conhecidas como “créditos podres”, pertencentes ao banco de Daniel Vorcaro. Essas operações estão sob investigação da Polícia Federal.

Para o deputado distrital, as decisões colocaram o banco público do Distrito Federal em situação crítica. “Ibaneis enfiou o BRB num lamaçal de proporções bilionárias. O justo é que pague a conta”, afirmou Felix.

Na representação enviada ao MPF, o parlamentar sustenta que o governador pode ter cometido ao menos três crimes: participação em gestão temerária ou fraudulenta, indução ou manutenção em erro de órgãos públicos mediante omissão ou apresentação de informações falsas, e advocacia administrativa, quando um agente público atua em favor de interesses privados dentro da administração.

Procurado para comentar o pedido de investigação e bloqueio de bens, o governador Ibaneis Rocha não respondeu até a publicação desta matéria.