Redação | 23 de janeiro de 2026 - 11h25

Fumacê percorre cinco bairros de Campo Grande nesta sexta para combater o Aedes aegypti

Ação da Sesau ocorre das 16h às 22h e reforça o enfrentamento às arboviroses na Capital

SAÚDE PÚBLICA
Vila Nasser e Jardim Noroeste são foco do fumacê nesta sexta - (Foto: Reprodução)

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya, será intensificado em cinco bairros de Campo Grande nesta sexta-feira (23), com a aplicação do serviço de borrifação ultrabaixo volume (UBV), conhecido como fumacê.

As equipes da Gerência de Controle de Endemias Vetoriais (GCEV), vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), atuarão no período das 16h às 22h, percorrendo ruas dos bairros Piratininga, Aero Rancho, Parati, Pioneiros e Nasser.

Orientação aos moradores

Para que a aplicação do inseticida seja mais eficaz, a Sesau orienta que os moradores abram portas e janelas durante a passagem dos veículos, permitindo que o produto alcance os locais onde os mosquitos costumam se abrigar.

O serviço pode ser adiado ou cancelado em caso de chuvas, ventos fortes ou neblina, condições que comprometem a dispersão adequada do inseticida.

O fumacê tem como alvo principal os mosquitos adultos, especialmente as fêmeas, responsáveis pela transmissão das doenças. A Sesau destaca que outras espécies podem ser atingidas, o que reforça a necessidade de uma aplicação criteriosa do produto.