Agência Brasil | 23 de janeiro de 2026 - 07h25

INSS abre no fim de semana para antecipar atendimentos antes da paralisação

Unidades serão fechadas entre os dias 29 e 30 para manutenção e modernização dos sistemas da Previdência

SERVIÇO
Agências do INSS funcionam excepcionalmente no fim de semana para antecipar atendimentos antes de manutenção nos sistemas. - (Foto: AngelaMacario)

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país terão atendimento presencial extra neste sábado (24) e domingo (25). A abertura excepcional tem como objetivo antecipar agendamentos e minimizar os impactos da suspensão dos atendimentos presenciais prevista para os dias 28, 29 e 30 de janeiro.

A paralisação temporária ocorrerá por conta de melhorias programadas nos sistemas previdenciários administrados pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social. Durante esses três dias, todas as unidades do INSS permanecerão fechadas para atendimento presencial.

Segundo o instituto, os segurados que já tinham atendimento agendado e preferirem ser atendidos em um dia útil poderão solicitar o reencaixe sem prejuízo. A orientação é acompanhar as informações atualizadas pelos canais oficiais.

Atendimento remoto segue até o dia 27
Até a próxima terça-feira (27), os canais remotos do INSS seguem funcionando normalmente. Estão disponíveis mais de 100 serviços por meio do Meu INSS, acessível pelo site e pelo aplicativo, além da central telefônica 135.

Esses canais permitem solicitar benefícios, acompanhar pedidos, emitir extratos, agendar atendimentos e acessar outros serviços sem a necessidade de comparecer a uma agência.

A partir das 18h (horário de MS) do dia 27, tanto o Meu INSS quanto a central telefônica 135 ficarão temporariamente indisponíveis. A previsão é que os sistemas voltem a operar normalmente no dia 31 de janeiro.

De acordo com o INSS, a interrupção é necessária para a modernização dos sistemas previdenciários. A expectativa é que as melhorias tragam mais estabilidade, segurança e eficiência no atendimento aos segurados em todo o país.