andremaganha | 22 de janeiro de 2026 - 18h30

Primt Itinerante atende 150 pessoas no Bandeira e amplia acesso ao mercado de trabalho

Ação da Funsat levou inscrições e entrevistas ao novo polo das Moreninhas e atraiu moradores da região

EMPREGABILIDADE LOCAL
Moradores da Região do Bandeira participam do atendimento do Primt Itinerante no polo da Funsat Moreninhas. - (Foto: Reprodução/SECOM CG)

O Programa de Inclusão ao Mercado de Trabalho (Primt) Itinerante atendeu 150 pessoas na manhã desta quinta-feira (22) na Região Urbana do Bandeira, em Campo Grande. Os participantes tiveram suas inscrições efetivadas após acesso à senha para entrevista de ingresso no Cadastro Reserva. A ação ocorreu no novo polo da Fundação Social do Trabalho, a Funsat Moreninhas.

A iniciativa levou os serviços para mais perto da população e facilitou o acesso de moradores que antes precisavam se deslocar até a sede da Funsat, na região central da Capital. O movimento intenso desde o início da manhã refletiu a expectativa criada no bairro.

Avisada por vizinhos sobre o mutirão, Luciene Ramos dos Santos, de 46 anos, fez questão de comparecer cedo. Moradora da região, ela já havia participado do Primt em outra oportunidade. “Já fui do Primt e sei como funciona. Da outra vez, fiz a inscrição na sede da Fundação, na Rua 14 de Julho, que era mais longe. Agora ficou melhor, com o atendimento vindo ao nosso bairro”, relatou. Luciene tenta retornar ao programa após o último vínculo, período em que participou de cursos e foi aluna do Mulheres Mil.

Entre os candidatos, Luan Oliveira, de 33 anos, destacou o programa como uma chance de crescimento profissional. “A meta é trabalhar na área administrativa e voltar a atuar em uma empresa desse ramo. Por isso, recorro à Prefeitura de Campo Grande, buscando aprender mais e me capacitar”, disse. Ele tenta integrar o Cadastro Reserva para uma última participação no Primt.

Para Verônica Cabral Lopes, de 25 anos, o mutirão já era aguardado pelos moradores. “Muitos se organizaram para deixar tudo certo. Quem está dentro do perfil e com a documentação em dia não deixa de pegar a senha, porque sabe o que essa oportunidade representa para o mercado de trabalho”, afirmou.

Moradora da região, Egídia Gilda Rodrigues, de 42 anos, avaliou de forma positiva o cronograma da Funsat para 2026. “Ficou bem melhor. Ano passado não veio para o nosso bairro, o que talvez explique tanta gente interessada agora. É a primeira vez que tento, muito por boas indicações de amigos e vizinhos que já participaram. Levar o cadastro para os bairros foi um acerto da Prefeitura”, comentou.

Com a documentação organizada, Thaynara da Conceição de Freitas Moraes, de 23 anos, aguardava confiante pelo atendimento. “Como havia agenda no meu bairro, esperei a data. Mas poderia ter ido ao CRAS do Aero Rancho, porque meus documentos já estavam prontos. O principal conselho é ter tudo conforme a lista exigida para poder ser atendido em qualquer outro polo, caso necessário”, orientou.

O diretor-presidente da Funsat, João Henrique Lima Bezerra, reforçou que o preparo prévio é essencial para avançar à etapa de entrevista do Cadastro Reserva. Segundo ele, o CadÚnico atualizado, com a folha resumo, é um dos documentos fundamentais da análise. O cadastro pode ser obtido no CRAS da região, desde que a renda seja inferior a meio salário mínimo por pessoa.

Além disso, existem outros critérios legais para validação da inscrição. Entre eles estão o intervalo mínimo de três meses desde o último vínculo como beneficiário do Primt, não estar recebendo Seguro-Desemprego e não possuir emprego formal ativo. “Pessoas com vínculo formal não têm a inscrição validada”, explicou.

O Departamento de Serviço Social da Funsat informou que, nos quatro primeiros dias da edição 2025 do Primt Itinerante, já foram realizados cerca de 700 atendimentos, com aproximadamente 60% das inscrições validadas.

A programação segue nos próximos dias em diferentes regiões da cidade, com atendimentos voltados à formação do Cadastro Reserva.

Na sexta-feira (23), a ação ocorre no CRAS Moema, no Conjunto Residencial Recanto dos Rouxinóis. Na segunda-feira (26), será a vez do CRAS Noroeste, no Jardim Noroeste. Na terça-feira (27) e quarta-feira (28), o atendimento acontece no CRAS Vila Popular. Já na quinta-feira (29), o mutirão chega ao CRAS São Conrado, no Jardim São Conrado. O cronograma da semana se encerra na sexta-feira (30), no CRAS Estrela do Sul, no Conjunto Estrela do Sul.

Outras orientações podem ser obtidas junto ao Departamento de Serviço Social da Funsat, vinculado à Diretoria Social, Profissional e de Empreendedorismo.