Rariane Costa | 22 de janeiro de 2026 - 11h50

MS entra em alerta laranja para chuva intensa nesta quinta-feira

Estado está na faixa de maior risco do Inmet, com chance de alagamentos e deslizamentos até sábado (24)

INMET
Nuvens carregadas em Mato Grosso do Sul: Estado está em alerta laranja para chuva intensa, segundo o Inmet - (Foto: Arquivo)

Mato Grosso do Sul está entre os Estados em alerta laranja para chuva intensa, segundo aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgado nesta quinta-feira (22). O nível indica risco maior de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou de 50 a 100 mm por dia, pelo menos até sábado (24).

O Inmet emitiu dois tipos de alerta para o País: amarelo, de risco potencial, e laranja, de risco mais elevado. Apenas os três Estados da Região Sul ficaram de fora.

No alerta amarelo, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm no dia, estão áreas de: Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão, Acre, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, Piauí e Distrito Federal.

Já o alerta laranja, que inclui Mato Grosso do Sul, atinge regiões de: Goiás, Minas Gerais, Pará, Bahia, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso, Acre, Espírito Santo, Amazonas, Rondônia, Piauí, Roraima, Amapá, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Em todas essas áreas, o Inmet recomenda atenção redobrada para pontos de alagamento, deslizamentos e cheias de rios, principalmente em locais já sujeitos a enxurradas e encostas instáveis.

De acordo com a Climatempo, cidades do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro registraram, nos últimos dias, os maiores volumes de chuva do País, com acumulados entre 100 mm e pouco mais de 200 mm em vários pontos.

A continuidade das precipitações está ligada ao segundo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) de 2026, que segue atuando sobre a Região Sudeste e mantém o cenário de chuva frequente pelo menos até o fim da semana.