Wagner Moura é indicado ao Prêmio APTR por atuação em espetáculo inspirado em Ibsen
Ator concorre como protagonista em Um Julgamento Depois do Inimigo do Povo
TEATRO BRASILEIROO ator Wagner Moura foi indicado ao 20º Prêmio APTR de Teatro, na categoria Ator em Papel Protagonista, por sua atuação no espetáculo Um Julgamento – Depois do Inimigo do Povo. A indicação foi anunciada nesta semana e reforça o bom momento vivido pelo artista, que recentemente venceu o Globo de Ouro de Melhor Ator de Drama de 2026.
Na disputa pelo prêmio, Moura concorre com Alan Rocha (Martinho, Coração de Rei – O Musical), Diogo Vilela (O Bem-Amado), Eduardo Moscovis (O Motociclista no Globo da Morte), Gregório Duvivier (O Céu da Língua) e João Cortês (Eddy – Violência & Metamorfose).
No espetáculo indicado, Wagner Moura interpreta o protagonista em um texto inspirado na obra clássica Um Inimigo do Povo, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. A montagem tem direção da cineasta Christiane Jatahy e propõe uma releitura contemporânea da trama, explorando conflitos éticos, políticos e sociais que seguem atuais.
A história acompanha o médico e cientista Thomas Stockmann, que descobre a contaminação das águas do balneário termal de sua cidade. Ao tentar alertar as autoridades para proteger moradores e turistas, ele enfrenta resistência do poder público e da própria população, que teme prejuízos econômicos. Isolado, Stockmann passa a ser rotulado como “inimigo do povo”, acusado de agir contra os interesses da maioria.
A indicação ao Prêmio APTR ocorre em um momento de grande visibilidade internacional para Wagner Moura. Além do reconhecimento no teatro, o ator está no centro das atenções com a expectativa de uma possível indicação ao Oscar 2026. A lista oficial dos indicados à premiação da Academia será divulgada nesta quinta-feira (22).
O Prêmio APTR de Teatro é um dos mais tradicionais do país e reconhece destaques da cena teatral brasileira, valorizando produções, artistas e profissionais técnicos da área.