Redação | 21 de janeiro de 2026 - 12h45

Promotor diz que MorumBis virou 'máquina de caça-níqueis' em esquema de camarotes

Operação da Polícia Civil mira venda ilegal de camarotes no estádio do São Paulo; ex-mulher de Casares e dirigente da base estão entre os alvos

ESPORTE
Morumbis - (Foto: A Crítica)

O promotor José Reinaldo Guimarães Carneiro, do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), afirmou que o MorumBis, estádio do São Paulo Futebol Clube, “foi transformado em uma gigantesca máquina de caça-níqueis para atender o interesse de terceiros”. A declaração foi dada após operação da Polícia Civil deflagrada nesta quarta-feira (21), que apura a venda ilegal de camarotes no estádio.

A ação resultou na apreensão de R$ 28 mil e de vasta documentação sobre o suposto esquema. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em endereços da capital paulista.

Entre os alvos estão Mara Casares, ex-mulher do presidente afastado do São Paulo, Júlio Casares, e Douglas Schwartzmann, diretor adjunto das categorias de base do clube. Rita Adriana, apontada como responsável pela comercialização irregular de um camarote, também é investigada.

Segundo o promotor, a análise do material apreendido ampliou o alcance da apuração. “Tomamos conhecimento de documentos que confirmam que o esquema de arrecadação abrange um tempo muito maior e com muito mais pessoas que a gente imaginava”, disse Carneiro, ao Estadão.

Mandados e versões dos investigados - Schwartzmann não foi encontrado no endereço alvo da operação. A defesa informou que o dirigente já havia se colocado à disposição das autoridades desde o início da investigação e que sua viagem ao exterior, justamente nesta data, era de conhecimento prévio.

“À toda evidência que a busca realizada na presente data – justamente quando as Autoridades tinham prévia ciência que Douglas estaria fora do País – tem a finalidade única de constrangê-lo, uma vez que tal medida foi totalmente inócua”, afirmou o advogado Átila Machado, que representa o dirigente.

Rita Adriana também não foi localizada. De acordo com apuração do Estadão, ela estaria em outro local por temer ameaças anônimas que teria recebido. Já Mara Casares foi encontrada em casa e colaborou com a atuação da polícia durante as buscas.

Caso começou com camarote para show de Shakira - O MP-SP passou a investigar a venda irregular de ingressos em um camarote do MorumBis após denúncia envolvendo um show da cantora Shakira, marcado para fevereiro de 2025. O espaço, que não era comercializado oficialmente pelo São Paulo, teve o uso cedido a uma intermediária, que depois acionou a Justiça para cobrar valores supostamente não repassados por terceiros.

A disputa judicial expôs o caso e motivou o acionamento do Ministério Público para apurar o uso do camarote e a venda dos ingressos.

Um áudio divulgado pelo GE mostra Mara Casares e Douglas Schwartzmann, então dirigentes do São Paulo, pressionando Rita de Cassia Adriana Prado, responsável pela venda dos ingressos, para que ela desistisse de uma cobrança judicial contra outra pessoa que também atuou na comercialização das entradas.

Crise política e força-tarefa de investigação - O escândalo da venda de camarotes se soma a outra investigação da Polícia Civil, que apura um suposto esquema de desvio de verbas no São Paulo. A combinação de denúncias levou o Conselho Deliberativo do clube a aprovar o impeachment do presidente Júlio Casares, que foi afastado do cargo.

A destituição definitiva ainda depende de votação em assembleia de associados do São Paulo Futebol Clube.

Com o avanço das apurações, o MP-SP criou uma força-tarefa para dar mais agilidade às investigações sobre irregularidades envolvendo o clube. Os promotores José Reinaldo Guimarães Carneiro e Tomás Busnardo Ramadan atuam em conjunto com o delegado Tiago Fernando Correia, responsável pelo caso na Polícia Civil.

O grupo pretende aprofundar a análise da documentação apreendida, rastrear fluxos financeiros e identificar a participação de dirigentes, intermediários e terceiros no suposto esquema de exploração irregular de camarotes e venda de ingressos no MorumBis.