Vinicius Batista | 21 de janeiro de 2026 - 10h20

Ambulantes já podem se inscrever para o Carnaval 2026 em Campo Grande

Edital define vagas, regras e prazos para barracas e trailers na Esplanada Ferroviária entre 13 e 17 de fevereiro

FOLIA 2026
Bloco de carnaval na Esplanada Rodoviária nas últimas edições - (Foto: Divulgação)

Vendedores ambulantes interessados em trabalhar no carnaval 2026 de Campo Grande já podem disputar um ponto fixo na região da Esplanada Ferroviária. A Prefeitura publicou nesta quarta-feira (21) edital que oferta 40 vagas para barracas e trailers/food trucks, autorizados a atuar entre 13 e 17 de fevereiro.

As inscrições começaram hoje (21) e seguem até quinta-feira (22 de janeiro), às 17h, exclusivamente por formulário on-line disponibilizado pela Fundação Municipal de Cultura (Fundac). Cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez, de forma pessoal e intransferível.

Podem participar candidatos com 18 anos ou mais. No formulário, é obrigatório informar os dados pessoais e anexar cópia de documento com CPF, comprovante de residência, carteira sanitária atualizada e certificado de curso de higiene e manipulação de alimentos dentro da validade. Ficam impedidas pessoas legalmente proibidas de exercer a atividade e estrangeiros em situação irregular.

A seleção não será por ordem de inscrição, mas por sorteio público, marcado para 3 de fevereiro, às 9h, no auditório da Esplanada Ferroviária (Casa do Engenheiro Carlos Miguel Monaco, Gabinete da Prefeita), na Avenida Calógeras, nº 3.000. Só participam do sorteio os candidatos habilitados após análise dos documentos e a presença no local é obrigatória.

Os pontos funcionarão na Avenida Mato Grosso, no trecho entre a Avenida Calógeras e a Rua 14 de Julho. Serão até 40 espaços fixos de 3 metros por 3 metros, sendo 15 vagas para comércio de alimentos e bebidas não alcoólicas (Tipo 1) e 25 vagas para venda de bebidas alcoólicas e não alcoólicas (Tipo 2). O ambulante deverá atuar apenas no local definido em sorteio.

No Tipo 1, estão liberadas opções como hambúrgueres, pastéis, cachorro-quente, pizzas, espetos, arroz carreteiro, choripan, batatas, crepes, acarajé, shawarma, burritos, pão de queijo, chipa, açaí, sorvetes, salgados e doces, além de refrigerantes, sucos, água mineral e de coco, energéticos, isotônicos, chás, cafés e achocolatados. No Tipo 2, a autorização é para bebidas alcoólicas e não alcoólicas.

Em qualquer categoria é proibida a venda de bebidas em recipientes de vidro e a oferta de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. A Prefeitura e a Fundac não fornecerão energia elétrica nem geradores; cada ambulante será responsável pela própria estrutura. A venda ao público poderá ocorrer diariamente das 15h à meia-noite e a entrada de veículos para montagem e abastecimento será permitida apenas das 8h às 14h.

O edital também reserva 10% das vagas para candidatos negros e 5% para indígenas, conforme legislação municipal. Se não houver inscritos suficientes, as vagas restantes voltam para a ampla concorrência.