Inmet emite alerta de chuva intensa para quase todo o país
Zona de convergência do Atlântico Sul provoca temporais em Norte, Nordeste, Centro-Oeste e parte do Sudeste; só Região Sul fica fora do aviso
ALERTAQuase todo o Brasil está sob alerta para chuva intensa nesta quarta-feira (21), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e boa parte do Sudeste devem registrar temporais ao longo do dia por causa da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Apenas a Região Sul está fora de qualquer aviso do órgão.
Os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, centro-oeste da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e parte do Amazonas estão na área de perigo mais intenso no mapa do Inmet. Nessa faixa, o volume de chuva pode chegar a 50 milímetros por dia até domingo, com risco de transtornos em áreas urbanas e rurais.
Para esta quarta, o cenário é ainda mais crítico em algumas regiões: norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo, norte de Minas Gerais e região de Rio Verde (GO) podem registrar até 100 mm de chuva em 24 horas, acumulado suficiente para provocar deslizamentos de encostas, alagamentos e transbordamento de rios.
O Inmet também prevê acumulados superiores a 50 mm em áreas do litoral do Nordeste, na faixa que vai do Rio Grande do Norte até São Luís (MA), além do Amapá, no Norte do país.
Apesar da instabilidade, as temperaturas seguem elevadas em boa parte do Brasil. Confira algumas das máximas previstas para esta quarta-feira (21):
- Aracaju: 31ºC
- Belém: 33ºC
- Belo Horizonte: 22ºC
- Boa Vista: 35ºC
- Brasília: 25ºC
- Campo Grande: 32ºC
- Cuiabá: 31ºC
- Curitiba: 24ºC
- Florianópolis: 28ºC
- Fortaleza: 30ºC
- Goiânia: 27ºC
- João Pessoa: 31ºC
- Macapá: 31ºC
- Maceió: 32ºC
- Manaus: 32ºC
- Natal: 31ºC
- Palmas: 30ºC
- Porto Alegre: 29ºC
- Porto Velho: 30ºC
- Recife: 31ºC
- Rio Branco: 29ºC
- Rio de Janeiro: 25ºC
- Salvador: 31ºC
- São Luís: 30ºC
- São Paulo: 22ºC
- Teresina: 33ºC
- Vitória: 23ºC
Com a combinação de calor e grande volume de umidade, a orientação dos meteorologistas é que a população fique atenta aos avisos do Inmet e das defesas civis locais, evite áreas alagadas, não se abrigue debaixo de árvores durante tempestades e redobre o cuidado em encostas e regiões historicamente sujeitas a deslizamentos.