Agência Estado | 20 de janeiro de 2026 - 21h45

Flamengo volta com time principal e estreia Filipe Luís contra o Vasco no Maracanã

Clássico marca início do trabalho do novo técnico em 2026 após campanha ruim no Carioca

CAMPEONATO CARIOCA
Flamengo lidera ranking da IFFHS após temporada vitoriosa no futebol sul-americano. - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)

O Flamengo volta a campo com força máxima nesta quarta-feira (21), às 21h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Vasco no Maracanã, pela quarta rodada do Campeonato Carioca. O clássico marca o retorno do elenco principal e também a estreia de Filipe Luís como técnico do time profissional rubro-negro na temporada 2026.

Até aqui, o Flamengo vinha disputando o estadual com jogadores da base, sob o comando de Bruno Pivetti. A decisão de utilizar o elenco principal foi tomada em reunião realizada na tarde desta terça-feira (20), no CT George Helal, com a presença do presidente Luiz Eduardo Baptista, do diretor executivo de futebol José Boto e do próprio Filipe Luís.

“Ficou definido que o Flamengo será representado por seu elenco profissional no clássico contra o Vasco da Gama, nesta quarta-feira (21)”, informou o clube em nota oficial.

O momento é de atenção para o time da Gávea. Após três rodadas no Carioca, o Flamengo soma um empate e duas derrotas, ocupando a sexta e última colocação do Grupo B. O desempenho deixa o clube em situação delicada no torneio.

Pelo regulamento, caso termine a fase de grupos entre os dois últimos colocados da chave, o Flamengo terá que disputar um quadrangular com outras três equipes para tentar evitar o rebaixamento no Campeonato Carioca, cenário considerado impensável para o clube no início da competição.

Depois do clássico contra o Vasco, o Flamengo ainda terá compromissos importantes pela primeira fase do estadual. O time enfrenta o Fluminense no próximo domingo (25), novamente no Maracanã, e encerra a participação inicial diante do Sampaio Corrêa-RJ, em data que ainda será definida pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

A partida desta quarta-feira, além de valer três pontos, representa um teste imediato para Filipe Luís, que inicia sua trajetória como treinador do time principal em um clássico e sob pressão por resultados.