Óculos azuis de Macron roubam a cena em Davos durante discurso com recado a Trump
Presidente francês criticou ideias de imperialismo, mas acessório chamou mais atenção que a fala
INTERNACIONALO presidente da França, Emmanuel Macron, chamou atenção do público nesta quinta-feira (20) durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Mais do que as declarações políticas, o que despertou curiosidade foi o uso de óculos escuros com lentes azuis enquanto falava para líderes globais e empresários.
Durante a apresentação, Macron afirmou que não é momento para “novo imperialismo ou novo colonialismo”, em uma referência direta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Apesar do recado político, a imagem do francês usando óculos de sol em um ambiente fechado rapidamente repercutiu nas redes sociais.
Internautas comentaram o visual inusitado e chegaram a comparar Macron ao ator Tom Cruise, conhecido por personagens associados a óculos escuros. A repercussão levou o Palácio do Eliseu a esclarecer o motivo do acessório.
De acordo com o jornal Le Parisien, a presidência francesa informou que Macron está usando os óculos por causa de um pequeno vaso sanguíneo que se rompeu no olho. Segundo o comunicado, trata-se de algo benigno, sem gravidade.
Dias antes, na quinta-feira passada (15), o presidente já havia aparecido em público com o olho direito visivelmente vermelho durante uma visita às Forças Armadas na base aérea estratégica de Istres, na França. Na ocasião, ele se antecipou às reações e comentou o problema antes de iniciar seu discurso.
“Peço que desculpem a aparência desagradável do meu olho. É apenas algo sem importância”, disse Macron. Em tom descontraído, acrescentou que a situação poderia ser vista como uma referência ao “olho do tigre”, símbolo de determinação.