Júri retoma julgamentos em Campo Grande e condena homem a 22 anos por homicídio
Réu atacou vítima enquanto dormia após desentendimento e também foi condenado por ocultação de cadáver
JUSTIÇAA 1ª Vara do Tribunal do Júri da comarca de Campo Grande retomou nesta terça-feira (20) as sessões de julgamento de 2026. O retorno ocorreu sob a condução do juiz titular Carlos Alberto Garcete de Almeida e já resultou na condenação de um réu acusado de homicídio qualificado ocorrido na capital sul-mato-grossense.
No primeiro júri do ano, os jurados analisaram o caso de um homem acusado de matar um desafeto em maio de 2025, no bairro Santo Eugênio. De acordo com a acusação, o crime foi praticado por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.
Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, o crime teve início após um desentendimento entre acusado e vítima na noite anterior ao homicídio. Na manhã seguinte, o réu teria retornado à residência de uma testemunha, ameaçado as pessoas que estavam no local para que deixassem o imóvel e, em seguida, atacado o desafeto enquanto ele dormia. A vítima foi atingida por golpes de arma branca e morreu no local.
Ainda conforme a acusação, após o homicídio, o réu teria cometido os crimes de ocultação de cadáver e fraude processual, na tentativa de dificultar as investigações.
Ao final do julgamento, o Conselho de Sentença acolheu a tese acusatória e condenou o réu a 18 anos de reclusão por homicídio qualificado, além de 2 anos de reclusão por ocultação de cadáver e 2 anos de detenção por fraude processual. A pena total fixada foi de 20 anos de reclusão e 2 anos de detenção.
A agenda do Tribunal do Júri da capital segue movimentada ao longo do mês de janeiro. Na próxima quinta-feira, dia 22, será julgado um caso de tentativa de feminicídio. Conforme a denúncia, o crime teria ocorrido após a vítima, que estava grávida, se recusar a dar dinheiro ao acusado para a compra de drogas. Ela teria sido atacada com golpes de arma branca.
Outros dois julgamentos estão previstos para os dias 27 e 29 de janeiro, dando sequência à retomada das atividades do Júri em Campo Grande.
As sessões do Tribunal do Júri são abertas ao público e acontecem no plenário do Fórum da Capital, com início às 8h. O acesso é feito pela Rua da Paz, esquina com a Rua 25 de Dezembro.