Thais Porsch | 20 de janeiro de 2026 - 18h00

Trump diz que petrolíferas dos EUA planejam investir na Venezuela após queda de Maduro

Presidente afirma que passou a ver o país com outros olhos e cita possível envolvimento de María Corina Machado

ECONOMIA
Trump afirmou que empresas petrolíferas dos EUA planejam investimentos na Venezuela após a saída de Nicolás Maduro. - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (20) que empresas petrolíferas norte-americanas estão se preparando para realizar um “investimento massivo” na Venezuela. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa no período da tarde, em que o republicano apresentou o que classificou como conquistas de seu primeiro ano de retorno à Casa Branca.

Durante o discurso, Trump disse que mudou sua percepção sobre o país latino-americano após a captura e destituição do ditador Nicolás Maduro do poder. Segundo ele, a Venezuela passou a colaborar com os Estados Unidos, o que abriu caminho para uma nova fase nas relações bilaterais.

“Estou amando a Venezuela, eles têm trabalhado com os EUA também”, afirmou o presidente, ao comentar o interesse das petrolíferas americanas no setor energético do país.

Trump também mencionou a ativista venezuelana María Corina Machado, sinalizando que ela pode voltar a ter algum tipo de participação no cenário político do país no futuro. O presidente disse que gostaria de envolvê-la de alguma forma, embora tenha lembrado que, anteriormente, descartou seu nome para ocupar a Presidência da Venezuela.

“Talvez possamos envolvê-la de alguma forma. Eu adoraria poder fazer isso”, declarou.

Ainda durante a coletiva, ao comentar ações do governo no combate à imigração ilegal e na proteção das fronteiras, Trump afirmou que pretende iniciar “em breve” uma ofensiva contra as drogas que entram nos Estados Unidos por vias terrestres. O presidente, no entanto, não apresentou detalhes sobre como essa medida será implementada.