Novo sistema de notas fiscais causa instabilidade e afeta empresas em Dourados
Prefeitura explica falhas na emissão, aponta origem federal do problema e diz que situação está sendo normalizada
SISTEMA NACIONALEmpresas de Dourados, a 250 km de Campo Grande, enfrentaram dificuldades para emitir notas fiscais no início de janeiro após a migração para o novo Sistema Nacional de Nota Fiscal. A Prefeitura esclarece que as falhas não foram causadas pelo município e estão ligadas à implantação do modelo federal, exigido pela Reforma Tributária.
A mudança no modelo de emissão de notas fiscais eletrônicas trouxe transtornos operacionais para contribuintes de Dourados. Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda, a integração com o novo Sistema Nacional de Nota Fiscal apresentou instabilidades nos primeiros dias do ano, afetando temporariamente a validação e o processamento dos documentos.
De acordo com a pasta, o novo ambiente nacional, implantado pela Receita Federal, entrou em funcionamento sem considerar especificidades de estados e municípios. Isso gerou falhas técnicas, especialmente entre os dias 1º e 5 de janeiro, período em que muitas notas ficaram represadas, aguardando integração ao sistema nacional.
Apesar de essas notas já terem sido processadas posteriormente, alguns setores ainda relataram dificuldades para concluir validações e finalizar faturamentos. Entre os dias 6 e 14 de janeiro, o sistema voltou a operar com estabilidade, registrando mais de 21 mil declarações de prestação de serviço enviadas, das quais cerca de 18,6 mil foram validadas. No entanto, entre o dia 14 e a manhã do dia 15, novas falhas provocaram a rejeição temporária de todas as declarações enviadas.
A Secretaria informou que atuou de forma imediata junto à empresa responsável pelo sistema para corrigir os erros, situação que já foi superada. Dados do município mostram que, entre 1º e 19 de janeiro, mais de 31,8 mil notas foram emitidas e validadas pelo sistema web, número superior ao registrado no mesmo período de 2025.
Ainda assim, a integração de notas emitidas por sistemas próprios das empresas, via Web Service, segue em fase de ajustes, o que pode causar atrasos pontuais. Segundo a Prefeitura, o ambiente nacional apresenta evolução positiva, com maior estabilidade nos últimos dias.
A Secretaria de Fazenda afirma que as pendências restantes estão sendo tratadas diariamente e reforça que o objetivo é garantir que empresas e prestadores de serviço consigam operar normalmente durante a fase de adaptação ao novo sistema nacional.