Operação da PF prende trio em MS e desarticula esquema de tráfico internacional
Investigação aponta ligação com facção paulista e uso de "mulas" para transporte de cocaína da Bolívia
CORUMBÁA Polícia Federal prendeu três homens, dois de 35 anos e um de 37, em Corumbá, durante a Operação Expurgo, deflagrada nesta terça-feira (20). A ação foi coordenada pela Delegacia da PF em Piracicaba (SP), com apoio da unidade de Corumbá, e teve como alvo seis investigados no município sul-mato-grossense.
Durante o cumprimento dos mandados, o suspeito de 37 anos foi flagrado com 15 quilos de maconha, no bairro Dom Bosco. Outro investigado, de 35 anos, foi preso na região central da cidade. Os demais alvos foram submetidos a mandados de busca e apreensão. Todas as ordens judiciais foram expedidas pela Vara Federal de Piracicaba.
Ao todo, a operação cumpriu 12 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão em cidades do estado de São Paulo, Piracicaba, Limeira, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Botucatu e a capital paulista, além de Corumbá, em Mato Grosso do Sul.
Segundo a Polícia Federal, parte dos integrantes da organização criminosa tem vínculo com uma facção paulista, com atuação dentro e fora do sistema prisional. Alguns investigados já estavam presos em decorrência de prisões preventivas, flagrantes ou condenações definitivas por tráfico de drogas.
A Operação Expurgo desarticulou uma estrutura criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas, considerada complexa pelas autoridades. De acordo com a PF, a ação é resultado de um trabalho contínuo, técnico e baseado em inteligência policial.
As investigações tiveram início após uma prisão em flagrante registrada em janeiro de 2025, em Limeira (SP), quando 15 pessoas foram detidas e cerca de 17 quilos de cocaína apreendidos. Na ocasião, o grupo incluía dois adolescentes com documentos falsos e uma gestante, utilizados no transporte da droga.