Trump critica Reino Unido por devolver ilha estratégica e cita China, Rússia e Groenlândia
Presidente dos EUA chama decisão britânica de "estupidez" e diz que base militar em Diego Garcia é vital
INTERNACIONALO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou publicamente o Reino Unido pela devolução da Ilha de Diego Garcia às Ilhas Maurício, no Oceano Índico. Segundo ele, a decisão foi tomada “sem motivo algum” e enfraquece a posição estratégica do Ocidente em uma região sensível do cenário geopolítico.
Diego Garcia abriga uma base militar americana, considerada por Trump como vital para os interesses dos Estados Unidos. Em publicação feita nesta terça-feira (20), na rede social Truth Social, o presidente afirmou que o gesto do governo britânico foi percebido como sinal de fragilidade por potências globais.
“Não há dúvida de que China e Rússia notaram este ato de total fraqueza”, escreveu. Na sequência, Trump declarou que ambos os países “apenas reconhecem a força” e voltou a afirmar que, sob sua liderança, os Estados Unidos passaram a ser respeitados internacionalmente.
Ao endurecer o discurso, Trump classificou a decisão britânica como uma “grande estupidez” e disse que o episódio reforça sua convicção de que os Estados Unidos precisam assumir o controle da Groenlândia, território atualmente sob domínio da Dinamarca. Segundo ele, o país e seus aliados europeus “têm que fazer a coisa certa”.
Na mesma publicação, Trump ainda fez referência irônica ao Reino Unido, chamando o país de “nosso ‘brilhante’ aliado da Otan”, em menção à Organização do Tratado do Atlântico Norte.