João Pedro Bitencourt | 19 de janeiro de 2026 - 19h45

Lula e Janja confirmam presença em encontro nacional do MST em Salvador

Evento reúne cerca de 3 mil delegados e terá ato de solidariedade à Venezuela na sexta-feira

POLÍTICA
Lula e Janja devem participar do Encontro Nacional do MST em Salvador, na sexta-feira. - (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Janja da Silva irão ao 14º Encontro Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), realizado em Salvador, na Bahia. A presença do casal está prevista para a sexta-feira, 23, e foi confirmada pelo próprio movimento nesta segunda-feira (19).

Na data em que Lula e Janja devem participar da programação, o MST prevê a realização de um ato de solidariedade à Venezuela, com a presença de um representante da embaixada do país. Segundo a organização, o encontro também contará com plenárias, reuniões internas, ciclos de debates, apresentações culturais e uma jornada internacionalista.

O movimento informou ainda que são esperadas as participações dos governadores Jerônimo Rodrigues (PT-BA) e Elmano de Freitas (PT-CE), aliados históricos do MST.

De acordo com a organização, o encontro começou nesta segunda-feira (19) e segue até sexta-feira (23), no Parque de Exposições Agropecuárias da capital baiana. O evento reúne cerca de 3.000 delegados de todas as regiões do país onde o movimento atua.

Procurada, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) ainda não confirmou se a participação do presidente consta oficialmente na agenda de compromissos de Lula.