Agência Brasil | 19 de janeiro de 2026 - 07h00

Bolsa Família inicia pagamento de janeiro para NIS final 1

Parcela começa a ser paga nesta segunda-feira (19) e famílias em estados em emergência recebem hoje independente do número do NIS

BOLSA FAMÍLIA
(Foto: Lyon Santos/ MDS)

A Caixa começa a pagar nesta segunda-feira (19) a parcela de janeiro do Bolsa Família. Recebem hoje os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. Ao todo, cerca de 18,8 milhões de famílias serão atendidas neste mês.

Moradores de nove estados em situação de emergência ou calamidade pública terão o crédito liberado já nesta segunda, independentemente do final do NIS. São eles: Amazonas, Bahia, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e Sergipe.

O valor mínimo do benefício é de R$ 600. Além disso, há três adicionais:

No modelo tradicional, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. Informações sobre datas, valor e composição das parcelas podem ser consultadas no aplicativo Caixa Tem.

Cerca de 2 milhões de famílias estão na chamada regra de proteção. Em vigor desde junho de 2023, ela permite que famílias que melhoraram a renda, ao conseguir emprego, sigam recebendo 50% do benefício por até dois anos, desde que cada integrante ganhe até meio salário mínimo. Desde junho do ano passado, esse tempo foi reduzido para um ano, mas quem entrou na regra até maio de 2025 continua com direito aos dois anos.

Outra mudança importante é que, desde 2024, os beneficiários do Bolsa Família não têm mais desconto do Seguro Defeso, conforme a Lei 14.601/2023, que resgatou o Programa Bolsa Família. O Seguro Defeso é pago a quem vive exclusivamente da pesca artesanal e precisa parar durante a piracema.

Neste mês, não haverá pagamento do Auxílio Gás, que é bimestral e volta em fevereiro. O benefício é destinado a famílias do CadÚnico que tenham ao menos um membro recebendo o BPC (Benefício de Prestação Continuada). A lei prevê prioridade para mulheres responsáveis pela família e para mulheres vítimas de violência doméstica.