18 de janeiro de 2026 - 11h00

Santos visita Guarani para buscar reação e embalar no Estadual

Time de Vojvoda tenta se reabilitar em Campinas, sem Gabigol, enquanto Guarani vive pressão após início fraco no Paulistão

PAULISTÃO 2026
Treino do Santos - (Foto: Raul Baretta/Santos FC)

Com 50% de aproveitamento nas duas primeiras rodadas e a missão de reagir fora de casa, o Santos enfrenta o Guarani neste domingo (20h30), no Brinco de Ouro, em Campinas, querendo iniciar uma sequência de vitórias que lhe dê tranquilidade na briga por vaga no mata-mata do Paulistão.

A derrota no clássico para o Palmeiras, no meio de semana, foi tratada internamente como página virada. Juan Pablo Vojvoda tenta agora repetir a postura competitiva, mas com mais equilíbrio entre marcação forte e criação ofensiva para buscar três pontos importantes fora de casa.

Principal referência da equipe na ausência de Neymar, que segue em recuperação de cirurgia no menisco do joelho esquerdo, Gabigol voltou a sentir uma tendinite e está fora da partida. Ele seria titular em Campinas, mas, com dores, permaneceu na Vila Belmiro para tratamento. Thaciano deve ocupar sua vaga no comando de ataque.

A base utilizada nas duas primeiras rodadas será mantida. A ideia de Vojvoda é ajustar detalhes, principalmente no meio-campo, para deixar o time mais competitivo sem mexer demais na estrutura.

Recém-chegado à Vila, o volante Gabriel Menino foi apresentado oficialmente na sexta-feira, já treinou com o grupo e teve o nome publicado no BID da CBF. Mesmo assim, a tendência é que comece no banco e seja opção ao longo do jogo em Campinas.

Nos treinos, o técnico argentino vem apostando no aumento do entrosamento, com ênfase em jogadas ensaiadas, finalizações e, em especial, lances de bola parada, que podem ser arma importante longe de casa.

Do outro lado, o Guarani entra em campo pressionado pelo desempenho nas primeiras rodadas. O time somou apenas um ponto até aqui, com empate diante do Primavera e derrota para o Novorizontino, e convive com ambiente tenso nos bastidores.

O momento é ainda mais sensível após o episódio da queda e volta de Matheus Costa ao cargo de técnico, situação que expôs a instabilidade no clube. De volta ao comando, ele pretende usar o mando de campo para tentar sufocar o Santos, mas sem se expor demais.

A tendência é que o Bugre atue com cinco jogadores no meio-campo e apenas um atacante, privilegiando a marcação forte para reduzir os espaços do time santista. A definição da escalação foi mantida em sigilo, mas Maranhão deve ser a referência ofensiva, com muita disciplina tática para controlar o jogo e buscar a primeira vitória no Estadual.

Ficha técnica

Guarani x Santos
Local:
Brinco de Ouro da Princesa, Campinas (SP)
Horário: 20h30

Guarani: Caíque França; Raphael, Donato, Jonathan Costa e Emerson; Willian Farias, Nathan Melo, Mirandinha, Guilherme Parede e Diego Torres; Maranhão.
Técnico: Matheus Costa.

Santos: Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adônis Frías, Zé Ivaldo e Escobar; Willian Arão, João Schmidt e Rollheiser; Barreal, Thaciano e Lautaro Díaz.
Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Árbitro: Lucas Canetto Bellote (SP).