Isadora Duarte | 17 de janeiro de 2026 - 10h40

Mercosul e União Europeia assinam acordo histórico neste sábado em Assunção

Tratado cria a maior área de livre-comércio do mundo e encerra 26 anos de negociações

ECONOMIA
Cerimônia de assinatura do acordo MercosulUnião Europeia ocorre neste sábado, em Assunção, no Paraguai. - (Foto:Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) está prevista para 13h deste sábado (17), em Assunção, no Paraguai, informou o governo paraguaio, que exerce a presidência temporária do bloco sul-americano. A cerimônia terá início ao meio-dia no Grande Teatro José Asunción Flores, no Banco Central do Paraguai — o mesmo local onde foi assinado o tratado fundador do Mercosul, em 1991.

Considerado o acordo mais significativo já firmado pelo Mercosul em termos de acesso a mercados, o tratado cria a maior área de livre-comércio do mundo, reunindo cerca de 718 milhões de pessoas e um Produto Interno Bruto (PIB) combinado de aproximadamente 22 trilhões de euros. O cronograma prevê que o acordo atinja o nível máximo de liberalização comercial em até 15 anos.

Estão confirmadas as presenças do presidente do Paraguai, Santiago Peña; da Argentina, Javier Milei; do Uruguai, Yamandú Orsi; e da Bolívia, Rodrigo Paz. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da cerimônia e será representado pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Pelo lado europeu, participarão a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente do Conselho Europeu, António Costa.

De acordo com o cronograma oficial, os chefes das delegações chegam ao local às 11h30. Às 12h, começam os discursos das lideranças dos países do Mercosul e da União Europeia. A assinatura formal do acordo, pelos ministros das Relações Exteriores, está marcada para 13h, seguida da foto oficial às 13h15.