Conta oficial dos EUA em português ameaça imigrantes e turistas: 'Trump vai te jogar na cadeia'
Governo americano endurece discurso e suspende vistos de 75 países, incluindo o Brasil, sob alegações de impacto em benefícios sociais
INTERNACIONALUma publicação feita nesta quinta-feira (15) na conta oficial em português do Departamento de Estado dos Estados Unidos no X (antigo Twitter) causou polêmica ao adotar um tom agressivo contra imigrantes e turistas. A mensagem afirma que o presidente Donald Trump vai prender e deportar estrangeiros que forem ao país com a intenção de “roubar os americanos”.
"Se você vier aos Estados Unidos para roubar os americanos, o presidente Trump vai te jogar na cadeia e te mandar de volta para o lugar de onde você veio", diz o texto publicado no perfil oficial.
O recado, feito diretamente em português, reforça o novo posicionamento da gestão Trump, que endureceu medidas migratórias nesta semana. Na quarta-feira (14), o Departamento de Estado norte-americano suspendeu temporariamente o processamento de pedidos de visto de imigração para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil.
Segundo comunicado publicado na mesma rede social e também divulgado pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, a decisão se baseia em dados que apontam que imigrantes desses países estariam recebendo, em proporção considerada “inaceitável”, benefícios sociais pagos com recursos públicos dos Estados Unidos.
A medida ficará em vigor, segundo o governo, até que haja garantias de que os novos imigrantes não irão onerar o sistema de bem-estar social americano.
A série de declarações ocorre em meio a um cenário de tensões crescentes sobre imigração no país. Também nesta semana, ações do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA) provocaram protestos. Em Minneapolis, um homem foi baleado por um agente após reagir a uma abordagem com uma pá e um cabo de vassoura. Dias antes, Renee Good foi morta a tiros por outro agente durante uma operação.