Gabriel de Sousa e Vanessa Araujo | 16 de janeiro de 2026 - 10h25

Bolsonaro lidera rejeição em pesquisa Genial/Quaest

Levantamento mostra também alto desconhecimento sobre presidentes da Câmara e do Senado

POLÍTICA
Jair Bolsonaro aparece como o político mais rejeitado em pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira. - ( Foto: Sérgio Lima/Poder360)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece como o político mais rejeitado entre nove personalidades avaliadas na pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira, 16. Entre os entrevistados que afirmam conhecê-lo, 53% dizem ter uma imagem negativa, enquanto 41% avaliam Bolsonaro de forma positiva. Outros 6% afirmaram não conhecer o ex-presidente.

O levantamento também aponta elevado nível de desconhecimento da população em relação às principais lideranças do Congresso Nacional. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), é desconhecido por 68% dos entrevistados. Entre os que disseram conhecê-lo, 25% afirmaram ter uma imagem negativa, enquanto apenas 7% avaliaram o senador de forma positiva.

Situação semelhante aparece na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), é desconhecido por 63% da população. Entre os entrevistados com opinião formada, 26% dizem rejeitá-lo, e 11% afirmam ter uma imagem positiva do parlamentar.

Entre os demais nomes analisados, o líder evangélico Silas Malafaia surge como o segundo mais rejeitado da pesquisa. Segundo o levantamento, 46% dos entrevistados dizem conhecê-lo e ter uma imagem negativa, enquanto 17% afirmam avaliá-lo positivamente. Outros 37% disseram não conhecê-lo.

No campo da esquerda, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresenta o maior índice de rejeição. De acordo com a pesquisa, 42% dizem ter uma imagem negativa do ministro, 32% avaliam Haddad de forma positiva e 26% afirmam não conhecê-lo.

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) aparece com índices próximos entre aprovação e rejeição. O levantamento aponta que 39% dos entrevistados têm imagem positiva de Michelle, enquanto 38% dizem rejeitá-la. Outros 23% afirmaram não conhecê-la.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), registra equilíbrio nos índices. Segundo a pesquisa, 37% aprovam o político, o mesmo percentual aponta rejeição, enquanto 26% dizem não conhecê-lo.

O empresário e ex-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) é rejeitado por 34% dos entrevistados. A aprovação soma 27%, e 39% afirmam não ter opinião formada sobre ele.

Entre todos os nomes avaliados, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) é a mais desconhecida. De acordo com o levantamento, 75% dos entrevistados disseram não conhecê-la. A aprovação ficou em 11%, e a rejeição em 14%.

A pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 8 e 11 de janeiro, com 2.004 entrevistas presenciais em todo o país. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR 00835/2026.