Redação | 16 de janeiro de 2026 - 10h40

Governo anuncia envio de mensagens e uso de chatbot para orientar candidatos do Enem

Avisos começam nesta sexta-feira e incluem uso do novo chatbot Chat GOV.BR para acesso a informações

EDUCAÇÃO
Candidatos do Enem recebem orientações do governo federal sobre programas de acesso ao ensino superior - (Foto: Tomaz Silva/EBC)

O governo federal começará a enviar, a partir desta sexta-feira (16), mensagens de orientação aos estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. A ação tem como objetivo auxiliar os candidatos nas diferentes etapas do processo, desde a consulta às notas até a inscrição em programas de acesso ao ensino superior.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom), as mensagens serão encaminhadas pela Caixa Postal GOV.BR e pelo WhatsApp. O envio coincide com o lançamento do Chat GOV.BR, novo chatbot de inteligência artificial do governo federal, que passa a concentrar informações sobre o exame e os programas vinculados ao Enem.

Entre os principais destaques das orientações está o acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições ocorrem entre os dias 19 e 23 de janeiro. Nesta edição, serão ofertadas mais de 274 mil vagas, distribuídas em 7,3 mil cursos de 136 instituições de ensino superior. Segundo a Secom, esta é a maior edição do Sisu em número de instituições participantes.

As mensagens também reforçam que as notas individuais do Enem 2025 já estão disponíveis na Página do Participante, onde os candidatos podem consultar tanto o desempenho na redação quanto a pontuação nas quatro áreas do conhecimento avaliadas.

No caso dos chamados treineiros, participantes que ainda não concluíram o ensino médio, o boletim individual será divulgado em até 60 dias após a liberação dos resultados oficiais.

Além do Sisu, os estudantes poderão buscar informações e se inscrever no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas. As inscrições para o programa estão previstas para ocorrer entre 26 e 29 de janeiro. O acesso ao ensino superior também poderá ser feito por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A partir de 19 de janeiro, o governo federal também enviará mensagens personalizadas a candidatos que participaram de edições anteriores do Enem. Estudantes que realizaram o exame em 2023, 2024 e 2025 serão convidados a participar da edição atual do Sisu. Os avisos serão encaminhados tanto para alunos de escolas públicas quanto privadas, utilizando os mesmos canais oficiais de comunicação.