15 de janeiro de 2026 - 15h45

EUA suspendem visto de imigrante para brasileiros e cidadãos de 74 países

Embaixada dos EUA divulga lista com 75 países afetados; vistos de turismo seguem liberados

IMIGRAÇÃO EUA
Embaixada dos Estados Unidos: país suspende emissão de visto de imigrante para cidadãos de 75 nações, incluindo o Brasil. - (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Os Estados Unidos vão suspender, a partir de 21 de janeiro, a emissão de visto de imigrante para cidadãos de 75 países, entre eles o Brasil. A medida foi anunciada em comunicado do Departamento de Estado divulgado na quarta-feira (14) e confirmado pela embaixada estadunidense. Vistos de turismo continuam sendo emitidos normalmente.

Além do Brasil, estão na lista países como Rússia, Irã, Iraque, Colômbia, Uruguai, Cuba, Haiti e Iêmen, além de diversas nações da África e da Ásia. A Argentina, cujo presidente Javier Milei mantém alinhamento ideológico com o atual presidente Donald Trump, ficou de fora das restrições.

Segundo o comunicado, a decisão é resultado de uma “revisão completa” das políticas, regulamentos e diretrizes migratórias, com foco em países classificados como de “alto risco”. O objetivo declarado é “garantir que imigrantes desses países de alto risco não utilizem benefícios de programas de assistência social nos Estados Unidos ou se tornem um encargo público”.

A nota reforça a linha adotada pelo governo Trump em relação à imigração. O texto lembra que o presidente “tem deixado claro que imigrantes devem ser financeiramente autossuficientes e não representar um fardo financeiro para os americanos”.

Na prática, a partir de 21 de janeiro, pedidos de visto de imigrante (para residência permanente) feitos por cidadãos dos 75 países serão suspensos. As demais categorias, como vistos de turismo, negócios e outras modalidades temporárias, seguem, por enquanto, fora da restrição anunciada.

Confira a lista completa dos países com emissão de visto de imigrante suspensa:

Afeganistão
Albânia
Antígua e Barbuda
Argélia
Armênia
Azerbaijão
Bahamas
Bangladesh
Barbados
Belarus
Belize
Bósnia
Brasil
Butão
Cabo Verde
Camarões
Camboja
Cazaquistão
Colômbia
Costa do Marfim
Cuba
Dominica
Egito
Eritreia
Etiópia
Fiji
Gâmbia
Gana
Geórgia
Granada
Guatemala
Guiné
Haiti
Iêmen
Irã
Iraque
Jamaica
Jordânia
Kosovo
Kuwait
Laos
Líbano
Libéria
Líbia
Macedônia do Norte
Marrocos
Mianmar
Moldávia
Mongólia
Montenegro
Nepal
Nicarágua
Nigéria
Paquistão
Quirguistão
República Democrática do Congo
República do Congo
Ruanda
Rússia
Santa Lúcia
São Cristóvão e Névis
São Vicente e Granadinas
Senegal
Serra Leoa
Síria
Somália
Sudão
Sudão do Sul
Tailândia
Tanzânia
Togo
Tunísia
Uganda
Uruguai
Uzbequistão

A medida atinge diretamente quem planeja imigrar de forma permanente para os Estados Unidos a partir desses países. Já quem pretende viajar apenas a turismo continua, por enquanto, apto a solicitar o visto temporário nas embaixadas e consulados norte-americanos.