Dois bebês são intoxicados no DF após consumo de fórmula infantil da Nestlé
Crianças de cerca de um ano apresentaram vômitos e diarreia depois de ingerir produtos de lotes proibidos pela Anvisa por risco de toxina
INTOXICAÇÃODois bebês de cerca de um ano foram intoxicados no Distrito Federal após ingerirem fórmulas infantis da Nestlé que fazem parte da lista de lotes proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) na terça-feira, 13.
Segundo a pasta, as crianças apresentaram episódios de vômitos persistentes e diarreia. Depois que os lotes consumidos foram identificados, as famílias suspenderam imediatamente o uso das fórmulas. De acordo com a SES/DF, os pacientes evoluem bem e os sintomas cessaram após a interrupção do consumo.
Na semana passada, a Anvisa determinou a proibição da comercialização, distribuição e uso de lotes de fórmulas infantis da Nestlé devido ao risco de contaminação pela toxina cereulide. A substância é produzida pela bactéria Bacillus cereus e pode causar vômitos persistentes, diarreia e letargia — quadro de sonolência excessiva, lentidão de movimentos e raciocínio, além de dificuldade de reação e de expressão emocional.
A medida atinge lotes de fórmulas das marcas:
-
Nestogeno
-
Nan Supreme Pro
-
Nanlac Supreme Pro
-
Nanlac Comfort
-
Nan Sensitive
-
Alfamino
Em nota, a Nestlé informou que, até o momento, não recebeu registros oficiais de casos de internação em seus canais de atendimento ao consumidor e que segue atendendo todos os contatos recebidos, tratando cada situação individualmente.
Para quem tem em casa produtos de lotes incluídos na lista, a orientação da empresa é suspender o consumo imediatamente e entrar em contato para devolução gratuita e reembolso integral. Os canais de atendimento são:
-
E-mail: falecom@nestle.com.br
-
Telefone: 0800 761 2500
-
WhatsApp: (11) 97893-3289
A companhia também disponibiliza o site
https://www.nestlefamilynes.com.br/recolhimento-de-produto
para mais informações sobre o recall e consulta dos lotes.
Tanto a Nestlé quanto a Anvisa reforçam que os produtos da marca que não constam na relação de lotes interditados continuam liberados para consumo.