Aguirre Talento | 14 de janeiro de 2026 - 08h00

PF faz nova operação contra o Banco Master e mira novamente banqueiro Daniel Vorcaro

Segunda fase da Operação Compliance Zero investiga suspeitas de gestão fraudulenta

CASO MASTER
PF (Polícia Federal) faz buscas durante a segunda fase da operação Compliance Zero - (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14), a segunda fase da Operação Compliance Zero, que apura suspeitas de irregularidades envolvendo o Banco Master. Um dos principais alvos da ação é, novamente, o banqueiro Daniel Vorcaro, que teve mandado de busca e apreensão cumprido por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.

Ao todo, a PF cumpre 42 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Além de Vorcaro, também são alvos da operação a irmã do banqueiro, o cunhado e um primo, todos apontados como suspeitos de participação em operações financeiras consideradas fraudulentas no âmbito do banco.

Esta nova etapa da investigação tem como foco aprofundar as apurações sobre possíveis crimes de gestão fraudulenta no Banco Master. A ofensiva ocorre a partir de provas e indícios reunidos na primeira fase da Operação Compliance Zero, deflagrada em novembro, que resultou na prisão de Daniel Vorcaro.

Segundo a Polícia Federal, a investigação inicial apurou suspeitas de irregularidades na operação de venda do Banco Master para o Banco Regional de Brasília (BRB). A análise do material apreendido naquela fase, somada a novas informações obtidas pelos investigadores, levou à deflagração da segunda etapa da operação.

As diligências desta quarta-feira buscam recolher documentos, dispositivos eletrônicos e outros elementos que possam esclarecer o papel dos investigados nas operações financeiras sob suspeita e confirmar a eventual prática de crimes contra o sistema financeiro nacional.

A PF informou que as investigações seguem em andamento e que novos desdobramentos não estão descartados, a depender da análise do material apreendido.