Agência Estado | 13 de janeiro de 2026 - 21h45

Palmeiras elimina Vitória nos pênaltis em jogo com quatro gols e polêmica na Copinha

Empate por 3 a 3 em Barueri levou decisão às penalidades, com reclamação baiana por gol não validado

COPINHA
Palmeiras avança à terceira fase da Copinha após empate eletrizante e vitória nos pênaltis contra o Vitória. - (Foto: Guilherme Veiga/Palmeiras)

O Palmeiras garantiu vaga na terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior após uma classificação marcada por emoção, gols em sequência e muita reclamação. Na noite desta terça-feira (13), na Arena Barueri, o time paulista empatou por 3 a 3 com o Vitória no tempo normal e venceu a disputa por pênaltis por 3 a 2, em um dos jogos mais intensos da Copinha 2026 até agora.

A partida ganhou contornos polêmicos nas penalidades. O Vitória reclamou de uma cobrança em que a bola aparentou ter ultrapassado a linha após defesa do goleiro palmeirense, mas o gol não foi validado pela arbitragem, o que acabou sendo decisivo para o desfecho do confronto.

Com a classificação, o Palmeiras já conhece seu próximo adversário. Na quinta-feira, encara o Flamengo-SP, que venceu o Monte Roraima-RR por 1 a 0, em Guarulhos. O horário e o local da partida ainda serão definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

O confronto em Barueri começou com domínio alviverde. Logo aos seis minutos, André Lucas cruzou com precisão e Victor Gabriel abriu o placar de cabeça. O Palmeiras quase ampliou aos 13, quando Felipe Teresa arriscou forte chute, mas o goleiro Ezequiel evitou o segundo gol. Após isso, o Vitória conseguiu equilibrar as ações e segurou o placar até o intervalo.

No segundo tempo, o cenário mudou. Depois de nova defesa de Ezequiel em chute de Eduardo, aos 13 minutos, o Vitória respondeu rapidamente. No minuto seguinte, Hiago acertou um chute forte e empatou a partida, dando início a um final eletrizante.

Aos 33 minutos, Gean arriscou de muito longe e virou o jogo para os baianos. A resposta palmeirense veio rápido: aos 35, Juan Gabriel deixou tudo igual novamente. Aos 39, Alejandro recebeu na área e mandou no ângulo, recolocando o Vitória em vantagem. Mas o roteiro reservava mais emoção. Aos 41, Victor Gabriel aproveitou cruzamento de Sorriso e marcou o terceiro gol do Palmeiras, levando a decisão para os pênaltis.

Na disputa, o Palmeiras converteu suas três primeiras cobranças. O Vitória teve dificuldades e viu uma de suas batidas não ser confirmada como gol, apesar da forte contestação. O goleiro Ezequiel ainda defendeu duas penalidades alviverdes, mas os companheiros desperdiçaram chances importantes ao acertar a trave, selando a eliminação.

Além do Palmeiras, outros dois classificados desta terça-feira também avançaram nas penalidades. O Juventude eliminou o Águia-PA, e o Fluminense passou pelo Referência-SP, reforçando o equilíbrio da maior competição de base do país.

Em jogos mais tranquilos, Operário-PR, Internacional e Red Bull Bragantino venceram com goleadas e avançaram sem sustos. Já o Atlético-MG foi mais um clube da Série A a se despedir da Copinha, derrotado por 3 a 1 pelo Ibrachina.

Resultados desta terça-feira (13):
Nacional-SP 2 x 0 Juventus-SP
Ituano 3 x 1 Água Santa
Fortaleza 2 x 1 Novorizontino
Operário-PR 4 x 0 Independente-AP
Retrô-PE 0 x 4 Internacional
Ibrachina 3 x 1 Atlético-MG
Flamengo-SP 1 x 0 Monte Roraima-RR
Itaquaquecetuba 2 x 1 União Mogi
Juventude 1 (5) x (4) 1 Águia-PA
Canaã-DF 1 x 0 Figueirense
Red Bull Bragantino 3 x 0 Comercial Tietê
Fluminense 1 (5) x (3) 1 Referência-SP