Palmeiras elimina Vitória nos pênaltis em jogo com quatro gols e polêmica na Copinha
Empate por 3 a 3 em Barueri levou decisão às penalidades, com reclamação baiana por gol não validado
COPINHAO Palmeiras garantiu vaga na terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior após uma classificação marcada por emoção, gols em sequência e muita reclamação. Na noite desta terça-feira (13), na Arena Barueri, o time paulista empatou por 3 a 3 com o Vitória no tempo normal e venceu a disputa por pênaltis por 3 a 2, em um dos jogos mais intensos da Copinha 2026 até agora.
A partida ganhou contornos polêmicos nas penalidades. O Vitória reclamou de uma cobrança em que a bola aparentou ter ultrapassado a linha após defesa do goleiro palmeirense, mas o gol não foi validado pela arbitragem, o que acabou sendo decisivo para o desfecho do confronto.
Com a classificação, o Palmeiras já conhece seu próximo adversário. Na quinta-feira, encara o Flamengo-SP, que venceu o Monte Roraima-RR por 1 a 0, em Guarulhos. O horário e o local da partida ainda serão definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
O confronto em Barueri começou com domínio alviverde. Logo aos seis minutos, André Lucas cruzou com precisão e Victor Gabriel abriu o placar de cabeça. O Palmeiras quase ampliou aos 13, quando Felipe Teresa arriscou forte chute, mas o goleiro Ezequiel evitou o segundo gol. Após isso, o Vitória conseguiu equilibrar as ações e segurou o placar até o intervalo.
No segundo tempo, o cenário mudou. Depois de nova defesa de Ezequiel em chute de Eduardo, aos 13 minutos, o Vitória respondeu rapidamente. No minuto seguinte, Hiago acertou um chute forte e empatou a partida, dando início a um final eletrizante.
Aos 33 minutos, Gean arriscou de muito longe e virou o jogo para os baianos. A resposta palmeirense veio rápido: aos 35, Juan Gabriel deixou tudo igual novamente. Aos 39, Alejandro recebeu na área e mandou no ângulo, recolocando o Vitória em vantagem. Mas o roteiro reservava mais emoção. Aos 41, Victor Gabriel aproveitou cruzamento de Sorriso e marcou o terceiro gol do Palmeiras, levando a decisão para os pênaltis.
Na disputa, o Palmeiras converteu suas três primeiras cobranças. O Vitória teve dificuldades e viu uma de suas batidas não ser confirmada como gol, apesar da forte contestação. O goleiro Ezequiel ainda defendeu duas penalidades alviverdes, mas os companheiros desperdiçaram chances importantes ao acertar a trave, selando a eliminação.
Além do Palmeiras, outros dois classificados desta terça-feira também avançaram nas penalidades. O Juventude eliminou o Águia-PA, e o Fluminense passou pelo Referência-SP, reforçando o equilíbrio da maior competição de base do país.
Em jogos mais tranquilos, Operário-PR, Internacional e Red Bull Bragantino venceram com goleadas e avançaram sem sustos. Já o Atlético-MG foi mais um clube da Série A a se despedir da Copinha, derrotado por 3 a 1 pelo Ibrachina.
Resultados desta terça-feira (13):
Nacional-SP 2 x 0 Juventus-SP
Ituano 3 x 1 Água Santa
Fortaleza 2 x 1 Novorizontino
Operário-PR 4 x 0 Independente-AP
Retrô-PE 0 x 4 Internacional
Ibrachina 3 x 1 Atlético-MG
Flamengo-SP 1 x 0 Monte Roraima-RR
Itaquaquecetuba 2 x 1 União Mogi
Juventude 1 (5) x (4) 1 Águia-PA
Canaã-DF 1 x 0 Figueirense
Red Bull Bragantino 3 x 0 Comercial Tietê
Fluminense 1 (5) x (3) 1 Referência-SP