Flávio Bolsonaro diz que Tarcísio já declarou apoio a sua candidatura à Presidência
Senador afirma que governador de São Paulo estará ao seu lado em 2026 e pede cautela para não pressionar aliado
CENÁRIO POLÍTICOO senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou nesta terça-feira (13) que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), já declarou que irá apoiá-lo na disputa pela Presidência da República. A declaração ocorre após a divulgação de um levantamento da plataforma de jornalismo Meio, em parceria com o Instituto Ideia, que aponta Tarcísio como o único nome capaz de empatar tecnicamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno.
Segundo Flávio, o governador paulista mantém uma relação próxima com a família Bolsonaro e dará apoio à sua candidatura “no momento certo”. “Está com a gente”, afirmou o senador ao deixar a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde visitou o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Flávio relatou que conversou recentemente por telefone com Tarcísio durante uma viagem aos Estados Unidos. Para ele, o governador tem sido alvo de pressão política por causa das pesquisas, mas já deixou clara sua posição. “Fica uma pressão em cima do governador. Ele já declarou que é candidato à reeleição. Ele já declarou que vai me apoiar”, disse.
O senador afirmou que não pretende antecipar definições nem forçar um posicionamento público imediato do governador. “A vários meses das eleições, não vamos nos precipitar e ficar pressionando o Tarcísio a todo momento. Todo mundo sabe qual é o lado dele, que é o lado do Bolsonaro. Confio nele e na lealdade dele”, afirmou.
Flávio também destacou o peso político de Tarcísio em São Paulo. “É um palanque em São Paulo que qualquer candidato à Presidência da República gostaria de ter. É um governador bem avaliado, competente e um aliado”, completou.
Articulações nos Estados Unidos - O senador esteve recentemente com o irmão, o ex-deputado Eduardo Bolsonaro, que está autoexilado nos Estados Unidos. Conforme revelou a Coluna do Estadão, Eduardo tentou se reunir com representantes de alto escalão da Casa Branca com o objetivo de demonstrar prestígio junto ao governo de Donald Trump e fortalecer a imagem do bolsonarismo, mas a iniciativa não teve o resultado esperado.
De acordo com Flávio, Eduardo articulou encontros para apresentá-lo como candidato à Presidência da República. O senador não entrou em detalhes sobre as reuniões, mas avaliou as conversas como positivas e afirmou que continuará viajando para se apresentar a lideranças políticas internacionais.
No dia 25 de dezembro, Flávio Bolsonaro leu publicamente uma carta assinada por Jair Bolsonaro em que o ex-presidente confirma o filho como pré-candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro. Desde então, Flávio tem intensificado movimentações políticas e declarações públicas para se consolidar como principal nome do bolsonarismo.
Já Tarcísio de Freitas, apesar das especulações sobre uma eventual candidatura presidencial, tem reiterado publicamente que disputará a reeleição ao governo de São Paulo, mantendo cautela sobre o cenário nacional.