Aguirre Talento e Felipe de Paula | 13 de janeiro de 2026 - 08h20

PF mira deputado em nova fase da Operação Overclean por suspeita de desvio de emendas

Félix Mendonça Júnior é alvo de mandados em apuração sobre corrupção e lavagem de dinheiro

OPERAÇÃO OVERCLEAN
O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) - (Foto: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados)

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (13), uma nova fase da Operação Overclean com o objetivo de desarticular uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos oriundos de emendas parlamentares, além de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O principal alvo da ação é o deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT-BA).

Segundo as investigações, o parlamentar teria destinado ao menos R$ 4 milhões em emendas parlamentares a prefeituras que estão sob investigação por suspeitas de fraudes em processos licitatórios. A apuração aponta que os repasses estariam ligados a um esquema de pagamento de propina em troca da liberação dos recursos.

De acordo com informações encaminhadas pela Polícia Federal ao Supremo Tribunal Federal (STF), um assessor do deputado atuava diretamente na negociação das emendas, condicionando os repasses ao pagamento de valores ilícitos. Ainda conforme a PF, Félix Mendonça Júnior teria recebido propinas decorrentes de contratos firmados com ao menos três prefeituras investigadas.

Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em razão do foro do parlamentar. As ações ocorrem em Salvador, Mata de São João e Vera Cruz, na Bahia, além do Distrito Federal.

Entre os endereços alvos da operação está o imóvel funcional utilizado pelo deputado em Brasília. A PF busca documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais que possam reforçar as suspeitas de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

A Operação Overclean apura a atuação de um suposto grupo estruturado para fraudar licitações e desviar verbas públicas federais por meio de emendas parlamentares destinadas a municípios. Os valores, segundo a investigação, retornariam parcialmente aos envolvidos por meio de propinas.

A reportagem tenta contato com o deputado Félix Mendonça Júnior para manifestação sobre as acusações. O espaço permanece aberto para posicionamento.