12 de janeiro de 2026 - 09h15

Prazo para recurso sobre avaliação de títulos do CNU 2025 termina nesta segunda-feira

Candidatos têm até o fim do dia para pedir revisão na pontuação; concurso oferece mais de 3,6 mil vagas em órgãos federais

CONCURSO
Concurso Nacional Unificado 2025 oferece mais de 3,6 mil vagas em órgãos federais; resultado final sai em fevereiro. - (Foto: ABrasil)

Os candidatos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025) têm até esta segunda-feira (12) para apresentar recursos referentes à avaliação de títulos. A etapa, que analisa a formação acadêmica dos participantes, teve resultado preliminar divulgado na noite de quinta-feira (8) e está disponível na área do candidato no portal gov.br.

Para solicitar a revisão, é necessário fazer login com CPF e senha na plataforma do governo federal e acessar a opção “interposição de recursos”. O prazo vale também para os candidatos que participarão da reaplicação do procedimento de caracterização de deficiência (PcD), destinada a quem foi prejudicado por falhas na plataforma de teleatendimento durante os dias 13 e 14 de dezembro. Somente os convocados por edital podem participar dessa etapa.

Segundo o cronograma do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, os próximos resultados preliminares, referentes à caracterização de deficiência e à análise das autodeclarações de candidatos negros, indígenas e quilombolas, serão divulgados no dia 15 de janeiro. Os recursos dessas etapas poderão ser apresentados de 16 a 19 de janeiro.

Já a nota preliminar da prova discursiva será publicada no dia 23 de janeiro, junto com o espelho de correção. O prazo para contestação vai de 26 a 27 de janeiro, e a classificação final está prevista para 20 de fevereiro.

O CNU 2025 oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível médio. Destas, 2.480 serão preenchidas imediatamente após a homologação do resultado final, enquanto 1.172 serão destinadas a contratações em curto prazo.