Wagner Moura perde status de favorito e fica fora de previsão da Variety para o Oscar 2026
Ator brasileiro aparece como "próximo da fila", mas segue forte na temporada e disputa o Globo de Ouro
CINEMAO ator brasileiro Wagner Moura perdeu espaço na principal previsão da revista Variety para o Oscar 2026. Antes apontado como favorito ao prêmio de Melhor Ator, ele ficou fora da lista dos cinco possíveis indicados divulgada na sexta-feira (9) pela publicação especializada.
Na nova projeção assinada pelo editor Clayton Davis, os nomes cotados para disputar a estatueta são Ethan Hawke, por Blue Moon; Leonardo DiCaprio, por Uma Batalha Após a Outra; Timothée Chalamet, por Marty Supreme; Michael B. Jordan, por Pecadores; e Jesse Plemons, por Bugonia.
Wagner Moura aparece logo na sequência, em sexto lugar, classificado pela Variety como o “próximo da fila” na disputa por uma vaga entre os indicados. A atuação do brasileiro em O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, vinha sendo tratada como uma das mais fortes da temporada desde maio de 2025, quando Moura venceu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes.
Apesar de deixá-lo fora da categoria principal de atuação, a Variety mantém O Agente Secreto como presença praticamente certa entre os indicados a Melhor Filme Internacional. Ainda assim, a revista aposta na vitória do norueguês Valor Sentimental nessa categoria.
Mesmo com a mudança de cenário, Moura segue bem posicionado na corrida. Em plataformas especializadas como Gold Derby e Next Best Picture, que reúnem previsões de críticos e especialistas, o ator aparece atualmente em quarto lugar entre os nomes com maior chance de indicação ao Oscar.
O brasileiro também continua forte na disputa do Globo de Ouro, cuja cerimônia acontece neste domingo (12). Nesta semana, tanto a Variety quanto a Vanity Fair publicaram previsões apontando Wagner Moura como provável vencedor na categoria de Melhor Ator em Filme de Drama.
Uma eventual vitória no Globo de Ouro pode impulsionar novamente sua campanha ao Oscar, repetindo um movimento já visto na temporada passada, quando Fernanda Torres ganhou força após o reconhecimento por Ainda Estou Aqui.