Estadão | 10 de janeiro de 2026 - 11h30

Brasileiro Lucas Braathen volta ao pódio em etapa de esqui na Suíça

Três dias após bater na trave na Itália, esquiador garante terceiro pódio da temporada no slalom gigante de Adelboden

ESPORTE
Lucas Braathen leva a prata no slalom gigante em Adelboden - (Foto: Reprodução/ @osolimpicos)

Três dias depois de ver a medalha escapar por apenas três centésimos na etapa de Madonna di Campiglio, na Itália, o brasileiro Lucas Pinheiro Braathen reagiu rápido e voltou ao pódio na manhã deste sábado (10). Ele ficou em terceiro lugar no slalom gigante de Adelboden, na Suíça, sexta das nove etapas do circuito da Copa do Mundo de esqui alpino.

Filho de pai norueguês e mãe brasileira, Braathen conquistou seu primeiro pódio na pista suíça de Chuenisbaergli, uma das mais tradicionais do calendário. Ele terminou 0s49 atrás do suíço Marco Odermatt, que se tornou pentacampeão da prova e quebrou a sequência histórica de quatro vitórias seguidas do sueco Ingemar Stenmark, obtidas entre 1979 e 1982. O francês Leo Anguenot completou o pódio em segundo lugar.

O brasileiro somou 60 pontos no ranking da Copa do Mundo, resultado que o mantém na parte de cima da classificação a menos de um mês dos Jogos Olímpicos de Inverno. Além da pontuação, ele faturou cerca de R$ 158 mil em premiação e ainda levou uma caixa de bombons, oferecida a todos os esquiadores que conseguem completar a segunda descida – desta vez, dificultada pela redução da luz natural com o sol já escondido atrás das montanhas.

Braathen fechou as duas descidas em 2min31s72. Ele foi o segundo melhor tempo na primeira descida e o quarto na segunda, resultado suficiente para garantir mais um pódio em uma temporada que já é especial: antes de Adelboden, o brasileiro havia conquistado o ouro em Levi, na Finlândia (slalom), e a prata em Alta Badia, na Itália (slalom gigante).

O desempenho consistente reforça a condição de Braathen como um dos principais nomes da nova geração do esqui alpino e aumenta a expectativa para o desempenho nos Jogos de Inverno. A combinação de técnica, regularidade e capacidade de reação, mostrada após a frustração na etapa italiana, mantém o brasileiro na briga direta com os grandes nomes da modalidade.

A agenda, porém, segue apertada. O esquiador volta à pista de Adelboden já neste domingo, para a disputa do slalom. A primeira descida está marcada para 6h30 (horário de Brasília), e a segunda às 9h30, com transmissão da Disney+ para o público brasileiro que quiser acompanhar mais uma participação do representante do Brasil na elite do esqui alpino.

Se repetir o nível de atuação mostrado neste sábado, Braathen tem nova chance de ampliar a coleção de pódios e chegar ainda mais forte à reta final de preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno.