Redação | 10 de janeiro de 2026 - 10h10

Diretor de Seinfeld, Tom Cherones, morre aos 86 anos

Vencedor do Emmy, diretor foi um dos responsáveis por moldar o padrão das sitcoms americanas e sofria de Alzheimer

LUTO
Tom Cherones, diretor e produtor de 'Seinfeld', morreu aos 86 anos. - (Foto: The University of Alabama/YouTube)

O diretor e produtor americano Tom Cherones, vencedor do Emmy por seu trabalho na icônica sitcom Seinfeld, morreu aos 86 anos. A morte ocorreu na última segunda-feira, 5, em sua casa em Florence, no Estado do Oregon, nos Estados Unidos. Segundo um representante, ele sofria de doença de Alzheimer.

Nascido em 11 de setembro de 1939, em Tuscaloosa, no Alabama, Cherones formou-se em Jornalismo e fez mestrado em Telecomunicações pela Universidade do Alabama. Antes da carreira na TV, serviu durante quatro anos na Marinha americana.

Seu primeiro trabalho relevante na televisão veio em 1986, com a comédia Minha Irmã é Demais. Foi nos anos 1990, porém, que Cherones se consolidou ao entrar em Seinfeld como produtor e diretor. Ao longo de cinco temporadas, dirigiu 85 episódios, trabalho que lhe rendeu um Emmy, além de prêmios no DGA Awards, concedido pelo sindicato dos diretores.

Em Seinfeld, Cherones foi um dos responsáveis por moldar o padrão de direção das sitcoms americanas, ajudando a estabelecer um estilo de humor e ritmo que influenciaria outras produções. Ele assinou alguns dos capítulos mais lembrados pelos fãs, como The Chinese Restaurant (episódio 11 da 2ª temporada) e The Contest (episódio 11 da 4ª temporada).

Cherones também fez uma participação especial no episódio The Pilot (23º da 4ª temporada). Segundo o portal Deadline, ele deixou a série a pedido do próprio Jerry Seinfeld. Em entrevista à Television Academy Foundation, em 2011, explicou que o comediante buscava renovar o bastidor criativo: roteiristas já vinham sendo trocados quase toda temporada, e a ideia era ter “outra pessoa, outra presença” na direção para manter o frescor da série.

Fora de Seinfeld, o diretor acumulou trabalhos em outras produções da TV americana, entre elas NewsRadio, Welcome Back, Kotter, Tudo por um Gato, Annie McGuire e Ellen.

Cherones também se aventurou na literatura. Em 2012, lançou o livro infantojuvenil The Hardly Boys, ampliando sua atuação para além da televisão.

Com a morte de Tom Cherones, a TV americana perde um dos nomes que ajudaram a definir o jeito de fazer comédia de situação na década de 1990 e deixaram sua marca em uma das séries mais importantes da história da televisão.