Turista é mordida por tubarão enquanto fazia snorkel
Advogada de 36 anos, teve ferimento superficial na perna durante passeio; hospital da ilha informou que caso não é grave
FERNANDO DE NORONHAUma turista de 36 anos, moradora de São Paulo, foi mordida por um tubarão enquanto fazia snorkel em Fernando de Noronha (PE) nesta sexta-feira (9). A própria vítima, a advogada Tayane Dalazen, contou nas redes sociais que o ataque ocorreu durante uma atividade de mergulho recreativo no arquipélago. Em um dos registros, ela aparece com a coxa direita enfaixada e manchas de sangue no curativo, e tranquiliza amigos: “Levei mordida de um tubarão-lixa enquanto fazia snorkel, estou bem!”.
Em outra publicação, já na areia da praia, Tayane reforça que o ferimento não foi grave e até faz piada com o episódio: “Estou bem! A mordida não foi profunda. O tubarão que deve estar sem dente”, escreveu, usando emojis de risada.
Em nota, a administração de Fernando de Noronha informou que o Hospital São Lucas atendeu uma mulher de São Paulo com “ferimento por tubarão, sem gravidade”. Segundo a unidade de saúde, a paciente deu entrada estável, consciente e orientada, com lesão superficial, sem risco à vida. Ela foi medicada, recebeu curativo e orientações para cuidados em casa.
Após o caso, foram acionados os órgãos de Vigilância Ambiental, o Corpo de Bombeiros, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões, responsáveis por avaliar a área do incidente, reforçar o monitoramento e orientar o setor de turismo sobre medidas preventivas junto aos visitantes.