José Maria Tomazela | 09 de janeiro de 2026 - 16h40

Pia batismal de bronze é furtada de igreja no Jardim Chapadão, em Campinas

Objeto religioso estava na sacristia e foi levado após celebração de Natal, segundo a paróquia

PATRIMÔNIO RELIGIOSO
Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Campinas, onde pia batismal de bronze foi furtada. - (Foto: Imagem ilustrativa/A Crítica)

Uma pia batismal de bronze foi furtada da igreja de Nossa Senhora do Rosário, localizada no Jardim Chapadão, em Campinas, no interior de São Paulo. O desaparecimento do objeto religioso foi divulgado pela paróquia nesta quinta-feira (8), por meio das redes sociais.

De acordo com a igreja, o furto ocorreu entre os dias 29 e 30 de dezembro. Um boletim de ocorrência foi registrado no dia 2 de janeiro e o caso passou a ser investigado pela Polícia Civil. A apuração está a cargo da equipe do 3º Distrito Policial de Campinas.

Na publicação, a paróquia fez um apelo à comunidade em busca de informações que ajudem a localizar a peça, descrita como um “objeto consagrado e de profundo valor religioso e simbólico para a fé católica”.

“Pedimos com responsabilidade e serenidade que qualquer informação que possa conduzir à sua localização seja comunicada. Contamos com a colaboração da comunidade e reforçamos nosso apelo ao respeito pelos espaços sagrados e pelos sinais da fé que pertencem a todos”, informou a paróquia.

Objeto foi usado no Natal - Segundo a coordenação de segurança patrimonial da igreja, a pia batismal foi utilizada pela última vez durante a celebração do Natal, no dia 25 de dezembro. Após a cerimônia, o objeto foi levado para a sacristia, local onde ficam guardados outros itens litúrgicos. O furto foi percebido posteriormente por auxiliares da paróquia.

A peça religiosa é composta por pedestal, bacia e jarra, todos confeccionados artesanalmente em bronze. O valor histórico e simbólico do objeto vai além do material, já que ele era utilizado nas celebrações do sacramento do batismo.

O caso foi registrado como furto e segue sob investigação da Polícia Civil. Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou sobre a recuperação do objeto.

A pia batismal é um recipiente usado pela Igreja Católica para reservar a água benta destinada ao sacramento do batismo, rito que simboliza a purificação e o renascimento espiritual dos fiéis. Tradicionalmente, essas pias são feitas de pedra ou mármore, sendo menos comuns as confeccionadas em metal.