Filme brasileiro "O Agente Secreto" entra na pré-lista do Bafta 2026
Longa de Kleber Mendonça Filho concorre em Filme em Língua Não Inglesa e Roteiro Original
CINEMAO cinema brasileiro voltou a aparecer entre os destaques do Bafta 2026. O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, está entre os pré-indicados ao prêmio considerado o “Oscar britânico”. O longa disputa vagas nas categorias Filme em Língua Não Inglesa e Roteiro Original, segundo a lista divulgada nesta sexta-feira (9).
Além da produção brasileira, o documentário “Apocalipse nos Trópicos” também figura entre os pré-selecionados, reforçando a presença do Brasil na principal premiação do cinema britânico.
Apesar do bom desempenho internacional do filme, Wagner Moura ficou fora da pré-lista de atuação, divulgada nesta etapa pelo Bafta. A ausência ocorre mesmo diante do reconhecimento recente do ator em festivais e premiações fora do país.
A lista final de indicados será anunciada no dia 27 de janeiro, enquanto a cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para 22 de fevereiro.
A trajetória recente do cinema brasileiro no Bafta tem sido marcada por reconhecimentos pontuais. No ano passado, Fernanda Torres também não apareceu entre as pré-indicadas a Melhor Atriz, mas o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, foi indicado a Melhor Filme em Língua Não Inglesa, categoria vencida pelo polêmico “Emilia Perez”.
Na categoria em que concorre, “O Agente Secreto” enfrenta produções de peso do cinema internacional, assinadas por diretores consagrados como Paolo Sorrentino, Park Chan-wook e Richard Linklater. Já em Roteiro Original, o longa brasileiro aparece ao lado de títulos que também figuram entre os favoritos da temporada.
A pré-lista do Bafta funciona como um termômetro importante para a corrida de premiações, especialmente por influenciar outras disputas do calendário internacional.
Principais pré-indicações do Bafta 2026
Melhor Filme em Língua Não Inglesa
- Foi Apenas um Acidente (França)
- La Grazia (Itália)
- A Garota Canhota (França/Taiwan)
- A Única Saída (Coreia do Sul)
- Nouvelle Vague (Estados Unidos)
- Família de Aluguel (Japão)
- O Agente Secreto (Brasil)
- Valor Sentimental (Noruega)
- Sirât (Espanha)
- A Voz de Hind Rajab (Tunísia/França)
Melhor Roteiro Original
- Blue Moon
- Casa de Dinamite
- I Swear
- Is This Thing On?
- Foi Apenas Um Acidente
- Marty Supreme
- O Agente Secreto
- Valor Sentimental
- Pecadores
- A Hora do Mal
Melhor Documentário
- 2000 Meters To Andriivka
- Apocalipse nos Trópicos
- Becoming Led Zeppelin
- Cover-Up
- The Librarians
- Mr Nobody Against Putin
- Ocean with David Attenborough
- One to One: John & Yoko
- The Perfect Neighbour
- Riefenstahl