Trump ameaça liderança venezuelana e diz que Maduro foi capturado em Caracas
Presidente americano afirma ter feito alerta direto à líder venezuelana e reforça pressão dos EUA sobre o país
INTERNACIONALO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (4) que a presidente empossada da Venezuela, Delcy Rodríguez, precisa colaborar com o governo americano para evitar um desfecho mais grave do que o enfrentado por Nicolás Maduro. Segundo Trump, o alerta foi feito diretamente durante uma conversa entre os dois.
Ao comentar o cenário político na Venezuela, Trump disse que a atual liderança do país precisa adotar uma postura de cooperação com Washington. Ele afirmou que Delcy foi informada sobre as consequências de uma eventual resistência às exigências dos Estados Unidos, sem detalhar quais medidas poderiam ser adotadas.
A declaração ocorre três dias após a captura de Nicolás Maduro, mencionada por Trump como parte do contexto da atuação americana no país. O presidente afirmou que o ex-líder venezuelano não ofereceu resistência no momento da prisão, mas não tratou o episódio como um novo desdobramento.
Segundo Trump, a ofensiva dos Estados Unidos na Venezuela tem como um de seus principais objetivos a recuperação da infraestrutura petrolífera do país. Ele afirmou que esse processo exige acesso total ao território venezuelano e justificou a atuação americana ao alegar que o governo anterior teria enviado “criminosos, traficantes e pacientes de manicômios” para os Estados Unidos.
Trump afirmou que a estratégia dos EUA na região está relacionada à segurança continental. Segundo ele, a operação busca garantir “paz em nosso hemisfério” e marca a retomada da Doutrina Monroe, diretriz histórica da política externa americana voltada para a América Latina, que, segundo o presidente, havia sido negligenciada por governos anteriores.
Em relação às repercussões internacionais, Trump disse que a atuação dos Estados Unidos na América do Sul não deve afetar a relação com a China. Ele reconheceu que o presidente chinês, Xi Jinping, criticou a captura de Maduro, mas afirmou que isso não compromete o diálogo entre os dois países.
Trump também comentou declarações do presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre um suposto ataque com drones à residência presidencial russa, atribuído à Ucrânia. O presidente americano disse não acreditar na versão apresentada por Moscou e afirmou que ficaria “muito irritado” caso um ataque desse tipo tivesse ocorrido.