'O Agente Secreto' disputa o o Critics Choice neste domingo; veja onde assistir
Produção brasileira concorre a melhor filme estrangeiro em prêmio visto como 'termômetro do Oscar'
PREMIAÇÃOA cerimônia do Critics Choice Awards 2026 acontece na noite deste domingo (04) em Los Angeles, com presença brasileira entre os indicados.
O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, e o ator Wagner Moura concorrem em categorias centrais da premiação organizada pela associação de críticos de cinema e televisão dos Estados Unidos e do Canadá. A transmissão do evento será feita pela TNT e pela plataforma HBO Max, a partir das 21h, no horário de Brasília.
O Agente Secreto disputa o troféu de melhor filme de língua estrangeira. Na mesma categoria concorrem Foi Apenas um Acidente, A Garota Canhota, No Other Choice, Sirat e Belén. A indicação coloca o longa brasileiro entre as produções internacionais mais bem avaliadas do ano por críticos norte-americanos e canadenses.
Wagner Moura também concorre ao prêmio de melhor ator pelo desempenho no filme de Kleber Mendonça Filho. Ele disputa a categoria com nomes de destaque do cinema internacional, como Timothée Chalamet, Leonardo DiCaprio, Michael B. Jordan, Joel Edgerton e Ethan Hawke, o que amplia a visibilidade da produção brasileira no cenário global.
Além da indicação no cinema, Moura aparece novamente entre os concorrentes nas categorias de televisão. O ator foi indicado como melhor ator coadjuvante em série limitada ou filme para TV pelo trabalho em Ladrões de Drogas, produção disponível na Apple TV.
Outro brasileiro presente na lista de indicados é Adolpho Veloso, que concorre ao prêmio de melhor fotografia pelo filme Sonhos de Trem. Na categoria, ele enfrenta produções como F1, Frankenstein, Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, Uma Batalha Após a Outra e Pecadores.
Sonhos de Trem também aparece entre os indicados a melhor filme. A categoria reúne ainda Bugonia, Frankenstein, Hamnet: A Vida Antes de Hamlet, Jay Kelly, Marty Supreme, Uma Batalha Após a Outra, Vallor Sentimental, Pecadores e Wicked: Parte 2.
Considerado um dos principais termômetros da temporada, o Critics Choice costuma antecipar tendências do Oscar e influenciar campanhas de estúdios e distribuidoras. O desempenho das produções brasileiras na premiação é visto como um indicativo relevante para os próximos anúncios da Academia.