Corinthians sofre, mas vence o Trindade-GO na estreia da Copinha 2026
Gol de Favela no fim garante vitória por 1 a 0 e liderança provisória do grupo em Jaú
COPA SÃO PAULOFavorito ao título e dono da maior tradição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Corinthians estreou com vitória na edição 2026 do torneio, mas precisou suar mais do que o esperado. Na noite deste sábado (3), no estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, o time alvinegro venceu o Trindade-GO por 1 a 0, em jogo válido pela primeira rodada da competição, que chega à sua 56ª edição.
O gol da vitória saiu apenas no fim da segunda etapa, marcado pelo atacante Favela, personagem decisivo em uma partida marcada por dificuldades ofensivas e muita entrega dos chamados “Filhos do Terrão”. Com o resultado, o Corinthians somou seus primeiros três pontos e assumiu a liderança provisória do Grupo 8, aguardando o duelo entre XV de Jaú e Luverdense-MT, que ainda se enfrentam neste sábado.
Em busca do 12º título da Copinha, o Corinthians volta a campo na próxima terça-feira (6), às 19h30, quando enfrenta o Luverdense. No mesmo dia, mais cedo, às 17h15, o Trindade encara o XV de Jaú.
Desde o apito inicial, o time paulista tentou impor seu favoritismo. Logo aos cinco minutos, Favela cruzou e Luizinho empurrou para o fundo das redes, mas o lance foi anulado por impedimento. Pouco depois, aos 10, Luizinho arriscou um chute forte de fora da área e obrigou o goleiro Guti a fazer boa defesa.
Apesar da postura ofensiva do Corinthians, quem assustou de forma mais efetiva foi o Trindade. Bem organizado defensivamente e apostando em transições rápidas, o time goiano quase abriu o placar aos 17 minutos, quando Arthur cabeceou para fora. Aos 25, o mesmo Arthur teve nova grande chance após cruzamento de Samuel, mas parou em uma defesa impressionante de Matheus, que salvou em cima da linha.
O Corinthians sentiu o momento do jogo e passou a ter dificuldades para criar oportunidades claras. Aos 42 minutos da primeira etapa, o Trindade voltou a levar perigo, desta vez com Samuel, que foi bloqueado pela defesa alvinegra no momento da finalização.
Na volta do intervalo, o cenário se manteve semelhante. Logo aos dois minutos, Arthur voltou a finalizar com perigo, novamente parado por Matheus, um dos destaques do jogo. Com o passar do tempo, o Corinthians aumentou a posse de bola e passou a pressionar mais, mas seguia pecando na falta de objetividade no ataque.
A insistência, no entanto, acabou sendo recompensada. Aos 36 minutos do segundo tempo, Luizinho fez um lançamento preciso para Favela, que demonstrou frieza ao encobrir o goleiro Guti e marcar o único gol da partida, garantindo a vitória corintiana em Jaú.
Mesmo em desvantagem, o Trindade não se entregou e tentou pressionar nos minutos finais, mas esbarrou na boa organização defensiva do Corinthians, que segurou o resultado até o apito final.
Além da vitória alvinegra, o sábado da Copinha teve outros destaques. O Bahia aplicou 5 a 0 na Inter de Limeira, registrando a maior goleada da edição até o momento. Também venceram Flamengo-SP, Atlético-BA e Tanabi.
Resultados deste sábado (3) na Copinha 2026
América-SP 0 x 0 CSA
Bahia 5 x 0 Inter de Limeira
Flamengo-SP 1 x 0 Rio Branco-ES
Juventus 3 x 3 Cascavel
Santa Fé 0 x 2 Atlético-BA
Bandeirante-SP 0 x 0 Tuna Luso-PA
Tanabi 1 x 0 Sobradinho
Corinthians 1 x 0 Trindade-GO