Redação | 03 de janeiro de 2026 - 11h15

Primeira superlua de 2026 pode ser observada no céu neste sábado

Lua cheia atinge maior proximidade da Terra e aparenta tamanho maior

FENÔMENO ASTRONÔMICO
Primeira superlua de 2026 ocorre neste sábado e deixa a Lua Cheia com aparência maior no céu - (Foto: Marcello Casal Jr/EBC)

O céu reserva um espetáculo neste sábado (3) com a primeira superlua de 2026, fenômeno que ocorre quando a Lua Cheia coincide com um momento de maior proximidade da Terra, criando a impressão de que o astro está maior e mais brilhante.

A Lua Cheia acontece às 7h03 (horário de Brasília). Apesar do nome, a Lua não muda de tamanho. O efeito visual ocorre porque ela se encontra mais próxima do planeta, como explicou à Agência Brasil o astrônomo Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp.

Nesta superlua, o diâmetro aparente da Lua chega a 32,92 minutos de arco, considerado relativamente grande. Para efeito de comparação, a Microlua prevista para 31 de maio terá diâmetro de 29,42 minutos de arco, quando o satélite estará mais distante da Terra.

A superlua de janeiro esteve a 362.312 quilômetros do planeta no início deste ano. Já a menor Lua Cheia de 2026 ocorrerá quando a distância chegar a 406.135 quilômetros, o que explica a diferença visual entre os dois fenômenos.

Mesmo sem alterações reais em seu tamanho, a superlua costuma chamar a atenção pela aparência mais destacada no céu, especialmente quando observada próxima ao horizonte.